VOCÊ SABE O QUE É RINOPLASTIA?

Rinoplastia é o procedimento da cirurgia plástica que permite corrigir ou reparar o nariz. A aparência desse órgão do olfato é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição central na face. Alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios na estética da face. A cirurgia de nariz, ou rinoplastia, visa justamente restabelecer esse equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face.

Para se ter uma boa ideia do quanto essa ciência evoluiu, atualmente, o cirurgião plástico pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. A cirurgia de nariz ou rinoplastia também pode corrigir defeitos já presentes no nascimento, sequelas de traumatismos, rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

A cirurgia de nariz ou rinoplastia pode ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, a partir dessa idade os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia.

O que mais se deve levar em conta na hora de escolher o especialista que realizará a sua cirurgia de nariz ou rinoplastia? O cirurgião plástico Dr. Alan Landecker, CRM-SP 87043, especializado em rinoplastia estruturada, podendo ser rinoplastia primária ou rinoplastia secundária dá a receita: conheça a formação acadêmica de seu médico, procure saber em qual universidade/hospital ela foi realizada, pelo fato da rinoplastia tratar-se de uma cirurgia complexa, investigue se o médico é realmente especialista em rinoplastia, verifique ainda se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (fundamental). Conheça em detalhes o seu currículo, se há constantes participações em congressos, apresentações de trabalhos sobre a rinoplastia e publicações. Busque saber sobre o local da cirurgia, onde o médico irá operar. Procure por médicos que operam em hospitais e/ou clínicas que ofereçam total segurança (do pré-operatório à alta). Pesquise sobre os resultados positivos obtidos por esse cirurgião plástico. Vá ao encontro de pacientes que o médico já operou e pergunte sobre seu grau de satisfação com os resultados e tratamentos.

Esses são fatores fundamentais para o pleno sucesso de sua cirurgia plástica de nariz. Para a rinoplastia, portanto, é fundamental que o paciente escolha o médico somente após essa minuciosa análise e especialmente após a consulta formal com o cirurgião. Cuidado: a realização da cirurgia de nariz com médicos sem a formação adequada em rinoplastia pode trazer graves transtornos e complicações que podem ser impossíveis de corrigir.