A TROCA DE CURATIVOS EM CIRURGIA PLÁSTICA

INTRODUÇÃO

Este capítulo tem como objetivo fornecer uma orientação básica quanto à troca de curativos. É importante que você estude o capítulo referente à sua cirurgia cuidadosamente, já que este contém informações detalhadas sobre os cuidados pós-operatórios que devem ser seguidos.

Pense positivamente- e relaxe!

Uma atitude positiva é um dos fatores mais importantes na cicatrização das incisões e seu corpo automaticamente mobilizará os nutrientes necessários para a reconstrução dos tecidos. Este processo será otimizado pelo seu cuidado e pelos exames periódicos de nossa equipe, que supervisionará o progresso da cicatrização. Lembre-se que após a cirurgia você pode sentir cansaço- isto é normal! Você deve dar tempo ao seu corpo para que ele se ajuste às novas circunstâncias. Em geral, procure descansar bastante e alimentar-se de forma saudável e balanceada.

O CURATIVO CIRÚRGICO

Ao final da cirurgia, realizamos um curativo chamado “estéril” (livre de qualquer tipo de contaminação por bactérias ou outros agentes). Isto reduz a chance de infecção até que a ferida se impermeabilize; isto ocorre em geral após 24 a 48 horas.  Por isto, estes curativos não costumam ser trocados neste período.

Numa tentativa de moldar as estruturas abordadas durante a cirurgia, para que elas cicatrizem na posição desejada, utilizamos um curativo plástico transparente chamado Tegaderm®.  O curativo cirúrgico pode ser complementado com várias combinações diferentes de gaze fôfa, uma placa de espuma chamada Reston®, ataduras, e cintas apropriadas conforme o tipo de cirurgia.

 TROCA DE CURATIVOS

O curativo cirúrgico (feito no final da cirurgia) deve ser mantido nas primeiras 24-48 horas. Se orientarmos a troca de curativos em casa, isto deve ser realizado pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite. Em alguns casos, os curativos serão feitos pela nossa equipe no consultório. Antes de proceder à troca dos curativos, organize todo o material necessário, lave as mãos cuidadosamente com água e sabão, e relaxe. Procure seguir as orientações abaixo:

  • Remova o curativo delicadamente e despreze-o. Normalmente, este curativo terá algum tipo de secreção manchando a gaze.
  • Lave a incisão cuidadosamente com água e sabão para remover as crostas e os coágulos de sangue. Isto reduz a inflamação, dor, chance de infecção, facilita a remoção dos pontos e pode melhorar a qualidade da cicatriz final. 
  • Limpe a superfície da incisão utilizando um cotonete embebido em água oxigenada, até que todos os resíduos de secreção acumulada e crostas (não eliminados na etapa anterior) sejam removidos. A água oxigenada, quando aplicada na superfície da incisão, pode adquirir um aspecto esbranquiçado e borbulhar- portanto, não se assuste!. Utilize quantos cotonetes forem necessários e não introduza um cotonete sujo no frasco da solução.
  • Aplique uma fina camada de pomada antibiótica sobre a incisão. Na presença de suturas de pele, esta pomada deve ser utilizada somente por dois dias para evitar o surgimento de alergias; após este período, utilize apenas vaselina até a retirada dos pontos.
  • Cubra a incisão com gaze vaselinada (molhe a gaze com uma pequena quantidade de vaselina líquida) e gaze seca, fixando-as em posição utilizando Micropore®. 

Raramente, podem aparecer pequenas bolhas na pele abaixo do Tegaderm®. Se isto acontecer, avise a nossa equipe- estas bolhas serão rompidas e um curativo adequado será realizado no consultório.

LEMBRETES

  • Não utilize Aspirina ou qualquer um dos medicamentos “proibidos” (verificar a lista no capítulo x) por pelo menos duas semanas, para minimizar os riscos de sangramento.
  • Evite as bebidas alcoólicas por uma semana após a cirurgia, para minimizar os riscos de sangramento e possíveis reações com as medicações analgésicas.
  • Evite qualquer traumatismo que possa prejudicar o processo de cicatrização na região.
  • Tome apenas banhos de chuveiro. As incisões não devem ficar imersas em águas suja até a remoção dos pontos.
  • Caso haja qualquer tipo de sangramento, pressione o local firme e continuamente por 5 minutos.  É importante manter esta compressão contínua, resistindo à tentação “de ver se parou de sangrar”.  Após este período, se o sangramento continuar, repita o procedimento e ligue imediatamente para a nossa equipe.
  • É importante familiarizar-se com os sinais mais comuns da infecção. Se houver  febre e/ou a ferida estiver inchada, vermelha, quente, dolorida e com secreção purulenta, ligue imediatamente para nossa equipe. Lembre-se que é normal haver uma pequena quantidade de secreção transparente ou discretamente sanguinolenta manchando a gaze, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia.

Finalmente, se houver qualquer dúvida ou necessidade de informações adicionais, ligue para nossa equipe. Ficaremos felizes em esclarecer as suas dúvidas e esperamos que estas informações tenham sido valiosas.