NOVIDADES EM RINOPLASTIA ESTRUTURADA

A aparência do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição no centro da face. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face. A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, visa justamente restaurar este equilíbrio.

Uma rinoplastia bem executada pode fazer com que o paciente se sinta mais confiante nas relações profissionais e sociais. Em pacientes que nos procuram com problemas respiratórios, existe uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue reestabelecer a integridade das vias aéreas. Porém, o paciente não deve acreditar que a cirurgia de nariz irá resolver problemas emocionais, infelicidade no casamento e depressão.A cirurgia pode ser feita a partir dos 16/17 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela rinoplastia.

Durante uma rinoplastia, é fundamental tentar produzir um nariz que se adapte à face e a origem étnica do paciente. Por isso, antes da cirurgia, realizamos estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz em relação à face de cada paciente e criamos o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Os desenhos produzidos em papel vegetal são analisados pelo paciente e levados à sala de cirurgia, servindo como guia para o cirurgião realizar a cirurgia do nariz. O objetivo é individualizar artesanalmente as dimensões do novo nariz às necessidades e desejos de cada paciente.

Em termos de filosofia cirúrgica, a rinoplastia moderna tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. Em outras palavras, a manutenção da função respiratória deve ser uma prioridade absoluta. Após muitos anos de especialização, realizamos quase 100% das rinoplastias usando a técnica aberta estruturada, pois os resultados são mais previsíveis, consistentes e duradouros.

A técnica aberta estruturada permite ao cirurgião visualizar completamente o esqueleto do nariz, esculpir as cartilagens e ossos de forma conservadora e simétrica, melhorar a parte respiratória tratando desvios de septo ou hipertrofia de cornetos e fortalecer/estabilizar o esqueleto nasal remanescente usando enxertos de cartilagem (retirada do septo) e pontos de fixação. O resultado é um nariz com estrutura esculpida porém fortalecida, que oferecerá longevidade ao resultado, e estética e função melhorados. A técnica é completamente diferente da técnica tradicional (rinoplastia fechada redutora), que enfatiza somente a redução do esqueleto do nariz através da retirada de quantidades variáveis de cartilagem e osso. O problema desta técnica é que o esqueleto nasal enfraquecido e sem fixação fica mais vulnerável a alterações de forma e função após a cirurgia. Estas são causadas pelos efeitos do tecido de cicatrização que sempre se forma após esta cirurgia. Este tecido costuma contrair e exercer forças de tração sobre as cartilagens que, devido ao seu enfraquecimento (e ao envelhecimento natural e progressivo dos tecidos), não conseguem resistir e acabam sendo deformadas após certo tempo. Além disso,a respiração normal resulta num efeito de sucção que tende a puxar as cartilagens da região média e ponta do nariz em direção à parte interna do nariz, ajudando a promover colapso/pinçamento das cartilagens e diminuição das vias aéreas. Infelizmente, este processo parece ser lento, gradual, pode ocorrer por muitos anos e é intuitivamente mais comum em pacientes que possuem cartilagens frágeis por natureza. Sem uma boa base de sustentação, a pele que recobre as cartilagens tende a ceder e contrair, causando deformações estéticas (depressões, abaulamentos, assimetrias, etc.) e pode obstruir a passagem de ar.

Portanto, é necessário reforçar o esqueleto nasal no final da cirurgia, utilizando enxertos de cartilagem do próprio paciente (e pontos de fixação), para que o formato estético e funcional do esqueleto seja reconstruído, não seja distorcido pelo tecido de cicatrização e resista intacto até o final da vida. Esta é justamente a filosofia que gerou o desenvolvimento desta técnica.

A anestesia utilizada é quase sempre geral, pois esta anestesia é mais segura para o paciente.  Uma rinoplastia primária dura cerca de 2-3 horas; a rinoplastia secundária é bem mais complexa e pode durar 4-6 horas. Em geral, os pacientes recebem alta no mesmo dia com um curativo externo e um dentro do nariz. Este último, um “splint” nasal feito de silicone, possui uma canaleta embutida para permitir a passagem de ar. A grande vantagem é a eliminação da necessidade de usar um tampão, permitindo que o paciente saia do centro cirúrgico respirando pelo nariz. Isto aumenta muito o conforto do paciente durante a recuperação.

Pacientes submetidos à rinoplastia devem permanecer em repouso absoluto por 5-7 dias, mantendo a cabeça sempre elevada. A análise do resultado final requer paciência, já que a reabsorção do inchaço é especialmente lenta nesta região. Alguns resultados parecem excelentes após 1-2 meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa. Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após 1 ano. Assim como em qualquer cirurgia plástica, a proteção do sol é fundamental durante os primeiros meses para evitar o aumento do inchaço e o aparecimento de manchas na pele. As atividades físicas podem ser retomadas após 3-4 semanas, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo nasal deve ser evitada por 2 meses.