DÚVIDAS ESSENCIAIS EM RINOPLASTIA

A aparência do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição no centro da face. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face. A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, visa justamente restaurar este equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente.

Atualmente, o cirurgião pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. A cirurgia de nariz ou rinoplastia também pode corrigir defeitos já presentes ao nascimento, seqüelas de traumatismos ou rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

Como escolher o médico que realizará a rinoplastia?

Acreditamos que os seguintes fatores são importantes:
1. Formação: procure saber em qual universidade/hospital ela foi realizada.
2. Especialização: por tratar-se de uma cirurgia complexa, investigue se o médico é especialista em rinoplastia.
3. Currículo: participação em Congressos, apresentação de trabalhos sobre esta cirurgia.
4. Local da Cirurgia: Onde o médico opera? Procure médicos que operam em hospitais e/ou clínicas que ofereçam total segurança.
5. Resultados: Procure pacientes que o médico já operou e pergunte sobre o grau de satisfação com o resultado e tratamento.

Quem deve realizar a rinoplastia: Cirurgião Plástico, Otorrinolaringologista, ou os dois juntos?

Acreditamos ser fundamental escolher um profissional que saiba realizar tanto a parte funcional quanto a estética, pois não faz sentido operar com alguém que não saiba uma das duas partes. Se o profissional é cirurgião plástico ou otorrinolaringologista, isto pouco importa. O que importa é ter a capacidade de oferecer ao paciente um nariz bonito e que funcione!

A procura pela cirurgia de nariz / rinoplastia é muito grande ? Os adolescentes são em maior número ?

A procura pela cirurgia de nariz / rinoplastia não é tão grande quanto a lipoaspiração e a inclusão de implantes mamários, que são os procedimentos mais populares atualmente no Brasil. Embora receba pacientes jovens e idosos, tenho notado uma maior freqüência de adultos jovens. O interessante é que o número e/ou proporção de homens que procuram esta cirurgia tem aumentado ao longo dos anos em relação às mulheres. Mas a procura entre os adolescentes é grande pois é neste momento que ocorrem mudanças significativas de personalidade.

A cirurgia de nariz / rinoplastia pode ser feita em pacientes de qualquer idade ?

A cirurgia de nariz deve ser feita a partir dos 16/17 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia de nariz ou rinoplastia.

Qual a tendência hoje em cirurgia de nariz / rinoplastia ? Ainda é “fazer” o nariz da moda, copiando de alguma pessoa famosa, ou os pacientes buscam respeitar o próprio perfil com plásticas mais naturais ?

Atualmente tentamos produzir um nariz que se adapte à face e a origem étnica do paciente. Antes da cirurgia de nariz, realizamos estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz em relação à face de cada paciente e criamos o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Os desenhos produzidos em papel vegetal são analisados pelo paciente e levados à sala de cirurgia, servindo como guia para o cirurgião realizar a cirurgia do nariz. O objetivo é individualizar artesanalmente as dimensões do novo nariz às necessidades e desejos de cada paciente.

É uma intervenção que melhora a auto-estima ? Interfere no convívio social ?

Uma cirurgia de nariz / rinoplastia bem executada pode melhorar a harmonia facial de forma significativa, oferecendo uma boa melhora na auto-estima. A maioria dos pacientes se sente mais confiante nas relações profissionais e sociais. Em pacientes que nos procuram com problemas respiratórios, existe uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue reestabelecer a integridade das vias aéreas. Porém, o paciente não deve acreditar que a cirurgia de nariz irá resolver problemas emocionais

Como o paciente deve encarar a cirurgia de nariz (rinoplastia)?

Os pacientes devem saber que não existe nariz perfeito. Todos nós temos defeitos que seriam facilmente apontados por um especialista nesse tipo de cirurgia. Por isso, o paciente deve encarar a cirurgia como uma maneira de MELHORAR o formato do seu nariz. Portanto, o resultado deve ser analisado como um todo- se o paciente analisar cada milímetro do nariz operado, ficará extremamente estressado após a cirurgia! A perfeição nesta cirurgia pode até ser atingida, mas é pouco provável pois trata-se de uma cirurgia muito difícil e cujo tecido de cicatrização não está sob o controle do cirurgião. O grande inimigo desta cirurgia é a fibrose que se forma após a cirurgia e que tende a puxar as cartilagens e/ou gerar deformidades de contorno. Por isso, é muito importante que o médico saiba utilizar as técnicas corretas para evitar o efeito deletério desta fibrose. Mas mesmo assim há risco do resultado ser desfavorável se o corpo responder de uma forma inesperada!

Pacientes portadores de depressão podem ser operados?

O médico deve tomar muito cuidado com pacientes portadores de depressão e outras doenças mentais, pois estes podem ter distúrbios de auto imagem que podem tornar o tratamento um desastre. Por exemplo, de todos os pacientes que procuram a rinoplastia, 20% possuem dismorfismo corpóreo (doença psiquiátrica que faz com que a pessoa nunca esteja satisfeita com o seu corpo). Na cirurgia plástica geral, este índice é de 5%. Portanto, pacientes com depressão só devem ser operados após a liberação do psiquiatra e após uma rigorosa avaliação por parte do cirurgião em relação às expectativas de resultado, etc. Realizar a cirurgia em pacientes deprimidos sem estes cuidados pode gerar grande insatisfação para o cirurgião e o paciente.

O convênio cobre os custos de uma rinoplastia?

Nenhum convênio cobrirá os custos de uma rinoplastia puramente estética. Caso haja problemas funcionais (que devem ser documentados através de exames apropriados), os convênios arcam com os custos desta parte da cirurgia. Isto geralmente corresponde a 50% dos custos do hospital. Há ainda convênios que oferecem determinados reembolsos aos pacientes pela parte funcional da ciurgia.

Quais exames pré-operatórios são necessários para realizar uma rinoplastia?

Isto varia de acordo com a conduta do médico. Recomendamos a realização de um RX de tórax, Eletrocardiograma, exames de sangue (hemograma, coagulação, eletrólitos, função renal, etc.) e uma Tomografia Computadorizada dos ossos nasais e seios da face se houver sintomas respiratórios.

O paciente deve tomar Arnica e/ou Ginko Biloba antes e depois da cirurgia?

O paciente não deve tomar Aspirina, Arnica ou qualquer erva por 14 dias antes da cirurgia. Estas substâncias são anticoagulantes e podem causar grandes sangramentos durante a cirurgia. Após a cirurgia, a Arnica até pode ser usada após uns 3-4 dias da cirurgia, quando o risco de sangramento é significativamente menor. Porém, achamos que o risco de sangramento não vale a pena, já que os antiinflamatórios e uma boa fisioterapia funcionam tão bem quanto a Arnica, mas sem o risco. Apesar da controvérsia, há colegas que receitam Arnica. Porém, acreditamos que não vale a pena correr o risco!!!

Como o paciente deve encarar uma rinoplastia secundária (conserto)?

A realização de uma segunda rinoplastia depende do grau de insatisfação do paciente, que deve lembrar que nenhum de nós possui um nariz perfeito e que a segunda cirurgia é sempre mais difícil do que a primeira. Inclusive, o nariz pode ficar com uma aparência pior se a técnica correta não for utilizada e/ou o corpo responder de uma forma imprevisível.
Portanto, sugerimos que o paciente realize a cirurgia somente se estiver muito incomodado com o defeito. Se for apenas um incômodo leve, talvez seja melhor não operar!

A Bioplastia funciona no nariz?

A Bioplastia consiste da injeção de PMMA (Polimetilmetacrilato) no nariz, visando corrigir alterações de contorno e mudar a forma do nariz. Porém, não existem estudos mostrando a segurança deste produto a longo prazo quando utilizado para preenchimentos superficiais. Inclusive, temos visto muitas complicações em pacientes onde isto foi realizado. Alguns exemplos são nódulos, inflamações, etc. Muitas vezes a solução é muito difícil pois pode ser impossível retirar todo o produto. A filosofia de uma boa cirurgia de nariz consiste da construção de um esqueleto (feito de osso e cartilagem) esteticamente agradável. A pele deve apenas cobrir esta nova arquitetura, que deve ser esculpida e/ou reforçada utilizando enxertos de cartilagem sob visão direta. A bioplastia é feita às cegas, injetando uma substância de segurança duvidosa. Portanto, não é difícil perceber que trata-se de um método muito menos preciso e confiável se comparado à cirurgia! A injeção de qualquer substância não altera o esqueleto do nariz de forma confiável, é arriscada e temos tratado muitos pacientes com complicações deste tipo de tratamento.