RINOPLASTIA: PRINCIPAIS DÚVIDAS

– Quais são as maiores reclamações dos pacientes em relação ao Nariz? Quais características do nariz querem mudar? AS QUEIXAS PODEM SER FUNCIONAIS (IE. PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS) E/OU ESTÉTICAS. EM RELAÇÃO ÀS ESTÉTICAS, AS MAIORES QUEIXAS SÃO A ALTURA E/OU LARGURA DO DORSO E A FALTA DE DEFINIÇÃO DA PONTA (O TERMO MAIS USADO É   “TENHO NARIZ TIPO BATATINHA, MUITO LARGO NA PONTA”) – Por que existe tanta procura pela plástica de nariz? DEVIDO À FREQUENCIA RELATIVAMENTE ALTA DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E DEVIDO AO FATO DO NARIZ OCUPAR A REGIÃO CENTRAL DA FACE- DESTA FORMA, É UMA ESTRUTURA QUE INFLUENCIA MUITO A HARMONIA FACIAL. – Que cuidados o especialista deve tomar para não descaracterizar asFeições do paciente? PLANEJAR A CIRURGIA DE ACORDO COM AS DIMENSÕES/CARACTERÍSTICAS DA FACE DE CADA PACIENTE, RESPEITANDO A ORIGEM ÉTNICA DO MESMO. – Como calcular se o formato do nariz é harmônico com o rosto? EXISTEM TRABALHOS QUE ANALISARAM (E DEFINIRAM) PROPORÇÕES ESTÉTICAS DA FACE E DO NARIZ DETALHADAMENTE. ATUALMENTE, ANALISAMOS O NARIZ DE ACORDO COM ESTAS PROPORÇÕES. DESTA FORMA, É POSSÍVEL APONTAR DESEQUILÍBRIOS EM FATORES COMO A ALTURA DO DORSO, ROTAÇÃO DA PONTA, PROJEÇÃO DA PONTA, LARGURA DA PONTA, ETC. BASICAMENTE, ESTAS PROPORÇÕES DEVEM SER USADAS PARA ADEQUAR O NARIZ DA PACIENTE ÀS PROPORÇÕES DA SUA FACE. ATUALMENTE REALIZAMOS OS ESTUDOS FOTOGRÁFICOS/MATEMÁTICOS DURANTE A CONSULTA. ELES DETERMINAM O PLANEJAMENTO DA CIRURGIA, SENDO QUE O OBJETIVO É INDIVIDUALIZAR ARTESANALMENTE AS DIMENSÕES DO NOVO NARIZ ÀS NECESSIDADES E DESEJOS DE CADA PACIENTE. APÓS UMA ANÁLISE CUIDADOSA, DESENHOS EM PAPEL VEGETAL SOBREPOSTO ÀS FOTOGRAFIAS SÃO PRODUZIDOS PARA ILUSTRAR OS OBJETIVOS (EM TERMOS DE TÉCNICA E RESULTADO) DA CIRURGIA AO PACIENTE. OS DESENHOS SÃO LEVADOS À SALA DE CIRURGIA, SERVINDO COMO GUIA PARA O CIRURGIÃO REALIZAR A RINOPLASTIA. – Qualquer um pode fazer a cirurgia? Existem contra-indicações? PACIENTES SAUDÁVEIS ACIMA DOS 16/17 ANOS SÃO CANDIDATOS IDEAIS.CONTRAINDICADOS: PACIENTES COM RISCO ANESTÉSICO ALTO DEMAIS (IE. PORTADORES DE ALGUMA DOENÇA GRAVE), EXPECTATIVAS IRREAIS, DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS, PACIENTES COM ALGUM PROBLEMA NO NARIZ QUE INVIABILIZA A CIRURGIA (EX QUEIMADURAS COM FIBROSE DE PELE, ETC). – Quais são os cuidados pré e pós operatórios que o paciente deve Tomar?

ANTES: JEJUM DE 8 HORAS, NÃO TOMAR ASPIRINA E ERVAS MEDICINAIS POR 14 DIAS ANTES DA CIRURGIA.

APÓS:PACIENTES SUBMETIDOS À RINOPLASTIA DEVEM PERMANECER EM REPOUSO ABSOLUTO POR 5-7 DIAS, MANTENDO A CABEÇA SEMPRE ELEVADA. DURANTE OS PRIMEIROS DIAS, RECOMENDAMOS ALIMENTOS FRIOS E DE CONSISTÊNCIA PASTOSA PARA FACILITAR A MASTIGAÇÃO. O CURATIVO E OS PONTOS SÃO NORMALMENTE REMOVIDOS APÓS 7 DIAS, SENDO SUBSTITUÍDO POR UM CURATIVO DE ESPARADRAPO POR MAIS 1 SEMANA EM ALGUNS CASOS.

A ANÁLISE DO RESULTADO FINAL REQUER PACIÊNCIA, JÁ QUE A REABSORÇÃO DO INCHAÇO É ESPECIALMENTE LENTA NESTA REGIÃO. ALGUNS RESULTADOS PARECEM EXCELENTES APÓS 1-2 MESES, ENQUANTO OUTROS NECESSITAM DE MAIS TEMPO PARA A CICATRIZAÇÃO COMPLETA. EM GERAL, O RESULTADO FINAL PODE SER APRECIADO SOMENTE APÓS 1 ANO. INCLUSIVE, RECOMENDAMOS A APLICAÇÃO DE COMPRESSAS GELADAS E A REALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA PARA ACELERAR A CICATRIZAÇÃO DOS TECIDOS E O DESAPARECIMENTO DAS MANCHAS ROXAS QUE PODEM APARECER AO REDOR DOS OLHOS. ASSIM COMO EM QUALQUER CIRURGIA PLÁSTICA, A PROTEÇÃO DO SOL É FUNDAMENTAL DURANTE OS PRIMEIROS MESES PARA EVITAR O AUMENTO DO INCHAÇO E O APARECIMENTO DE MANCHAS NA PELE. AS ATIVIDADES FÍSICAS PODEM SER RETOMADAS APÓS 3-4 SEMANAS,SENDO QUE QUALQUER MODALIDADE COM RISCO DE TRAUMATISMO NASAL DEVESEREVITADA POR 2 MESES. – Quanto tempo leva a recuperação? VER ACIMA – Quais são os riscos que envolvem a cirurgia? OS RISCOS SÃO MUITO BAIXOS SE A CIRURGIA FOR FEITA POR UMA BOA EQUIPE NUM PACIENTE BEM AVALIADO E NUM HOSPITAL DE PRIMEIRA LINHA. O RISCO DE HEMORRAGIA É MENOS DE 2%. O RISCO DE INSATISFAÇÃO COM O RESULTADO DEVE SER MENOR DE 10% NAS MÃOS DE UM ESPECIALISTA. – Quais são as técnicas de rinoplastia mais utilizadas atualmente? De que depende a escolha da técnica?

EXISTEM 2 FILOSOFIAS: REDUTORA E ESTRUTURADA E 2 VIAS DE ACESSO PARA FAZER A CIRURGIA: ABERTA OU FECHADA.

A TÉCNICA TRADICIONAL (RINOPLASTIA REDUTORA) ENFATIZA SOMENTE A REDUÇÃO DO ESQUELETO DO NARIZ ATRAVÉS DA RETIRADA DE QUANTIDADES VARIÁVEIS DE CARTILAGEM E OSSO. A RETIRADA PURA E SIMPLES DE CARTILAGEM ENFRAQUECE A CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO DO ESQUELETO DO NARIZ, FAZENDO COM QUE AS CARTILAGENS REMANESCENTES FIQUEM MAIS VULNERÁVEIS AOS EFEITOS DO TECIDO DE CICATRIZAÇÃO QUE SEMPRE SE FORMA APÓS ESTA CIRURGIA. ESTE TECIDO COSTUMA CONTRAIR E EXERCER FORÇAS DE TRAÇÃO SOBRE AS CARTILAGENS QUE, DEVIDO AO SEU ENFRAQUECIMENTO (E AO ENVELHECIMENTO NATURAL E PROGRESSIVO DOS TECIDOS), NÃO CONSEGUEM RESISTIR E ACABAM SENDO DEFORMADAS APÓS CERTO TEMPO. ALÉM DISSO,A RESPIRAÇÃO NORMAL RESULTA NUM EFEITO DE SUCÇÃO QUE TENDE A PUXAR AS CARTILAGENS DA REGIÃO MÉDIA E PONTA DO NARIZ EM DIREÇÃO À PARTE INTERNA DO NARIZ, AJUDANDO A PROMOVER COLAPSO/PINÇAMENTO DAS CARTILAGENS E DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DAS VIAS AÉREAS. INFELIZMENTE, ESTE PROCESSO PARECE SER LENTO, GRADUAL, PODE OCORRER POR MUITOS ANOS E É INTUITIVAMENTE MAIS COMUM EM PACIENTES QUE POSSUEM CARTILAGENS FRÁGEIS POR NATUREZA. SEM UMA BOA BASE DE SUSTENTAÇÃO, A PELE QUE RECOBRE AS CARTILAGENS TENDE A CEDER E CONTRAIR, CAUSANDO DEFORMAÇÕES ESTÉTICAS (DEPRESSÕES, ABAULAMENTOS, ASSIMETRIAS, ETC.) E PODE OBSTRUIR A PASSAGEM DE AR. É POR ISSO QUE, INFELIZMENTE, MUITOS PACIENTES RELATAM QUE O NARIZ TINHA BOA APARÊNCIA APÓS ALGUNS ANOS DA CIRURGIA, MAS APRESENTOU PIORA DE FUNÇÃO E/OU ESTÉTICA AO LONGO DO TEMPO. A TÉCNICA REDUTORA É TRADICIONALMENTE REALIZADA ATRAVÉS DO ACESSO FECHADO (CORTES APENAS DENTRO DO NARIZ), QUE OFERECE VISUALIZAÇÃO LIMITADA DO ESQUELETO DO NARIZ.

A FILOSOFIA BÁSICA DA TÉCNICA ESTRUTURADA É VISUALIZAR O ESQUELETO DO NARIZ COMPLETAMENTE UTILIZANDO A TÉCNICA ABERTA, ESCULPIR AS CARTILAGENS E OSSOS DE FORMA CONSERVADORA, PRECISA E SIMÉTRICA, MELHORAR A PARTE RESPIRATÓRIA TRATANDO DESVIOS DE SEPTO OU HIPERTROFIA DE CORNETOS SIMULTANEAMENTE À PARTE ESTÉTICA E FORTALECER/ESTABILIZAR O ESQUELETO NASAL REMANESCENTE USANDO ENXERTOS DE CARTILAGEM (RETIRADA DO SEPTO) E PONTOS DE FIXAÇÃO. O RESULTADO É UM NARIZ COM ESTRUTURA ESCULPIDA PORÉM FORTALECIDA, QUE TEM MUITO MENOS CHANCE DE SER DISTORCIDO PELO TECIDO DE CICATRIZAÇÃO E PELOS OUTROS FATORES CITADOS ACIMA. EM OUTRAS PALAVRAS, ESTA TÉCNICA OFERECE RESULTADOS ESTÉTICOS E FUNCIONAIS MAIS PREVISÍVEIS, CONSISTENTES E DURADOUROS.  – Quais são as vantagens da rinoplastia estruturada? Há quanto tempo a técnica existe? A TÉCNICA EXISTE HÁ MAIS OU MENOS 5-10 ANOS.

O EMPREGO DA RINOPLASTIA ABERTA ESTRUTURADA EM CASOS PRIMÁRIOS E PARA CORRIGIR AS DEFORMIDADES DO NARIZ (RINOPLASTIA SECUNDÁRIA) TEM AS SEGUINTES VANTAGENS:

• A RINOPLASTIA ABERTA OFERECE A POSSIBILIDADE DE ESCULPIR AS CARTILAGENS E OSSOS COM MAIOR PRECISÃO DO QUE A TÉCNICA FECHADA, POIS A TÉCNICA ABERTA OFERECE VISUALIZAÇÃO DIRETA E COMPLETA DO ESQUELETO QUE FORMA O DORSO E A PONTA DO NARIZ. DESTA FORMA, O CIRURGIÃO CONSEGUE DIAGNOSTICAR OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA DEFORMIDADE COM MUITO MAIS PRECISÃO.

• A ABORDAGEM ABERTA FACILITA A RETIRADA DE CARTILAGEM DO SEPTO, QUE É O MATERIAL PREFERIDO PARA FABRICAR OS ENXERTOS QUE SERÃO USADOS NO FORTALECIMENTO DO ESQUELETO REMANESCENTE.

• A VISÃO DIRETA OFERECE A POSSIBILIDADE DE FIXAR AS CARTILAGENS E ENXERTOS COM MAIS SEGURANÇA E PRECISÃO, VISANDO COMBATER O EFEITO DISTORSIVO DO TECIDO DE CICATRIZAÇÃO APÓS A CIRURGIA.

• A ESCULTURA (REFINAMENTO) DA PONTA, ASSIM COMO AJUSTES DE ROTAÇÃO E PROJEÇÃO, SÃO MAIS PRECISOS E FÁCEIS DE EXECUTAR.

• A REMOÇÃO DE TECIDO DE CICATRIZAÇÃO EXCESSIVO FORMADO ENTRE AS CARTILAGENS E A PELE DEVIDO À(S) CIRURGIA(S) ANTERIOR(ES) É MAIS FÁCIL E PRECISA.

• AS TÉCNICAS DESCRITAS, QUANDO EXECUTADAS CORRETAMENTE, OFERECEM RESULTADOS SÃO MAIS PREVISÍVEIS, DURADOUROS E CONSISTENTES (PELOS MOTIVOS EXPOSTOS NA PRIMEIRA PERGUNTA).

O EMPREGO DA RINOPLASTIA ABERTA ESTRUTURADA EM CASOS PRIMÁRIOS E PARA CORRIGIR AS DEFORMIDADES DO NARIZ (RINOPLASTIA SECUNDÁRIA) TEM AS SEGUINTES DESVANTAGENS:

-MAIOR TEMPO CIRÚRGICO

-O INCHAÇO DA PONTA PODE DEMORAR UM POUCO MAIS PARA DESAPARECER.

-A RINOPLASTIA ABERTA DEIXA UMA CICATRIZ EXTERNA PRATICAMENTE IMPERCEPTÍVEL A UMA DISTÂNCIA DE CONVERSAÇÃO NORMAL. A QUALIDADE DESTA CICATRIZ DEPENDE FUNDAMENTALMENTE DA EXECUÇÃO CORRETA DA INCISÃO E DO FECHAMENTO POR PARTE DO CIRURGIÃO, SENDO QUE MENOS DE 5% DOS PACIENTES SE QUEIXA DO ASPECTO ESTÉTICO DA CICATRIZ APÓS 1 ANO DA CIRURGIA.

-ESTAS TÉCNICAS SÃO MAIS “AGRESSIVAS”, POIS UMA DISSECÇÃO MAIS EXTENSA É NECESSÁRIA PARA EXPOR AS CARTILAGENS QUE SOBRARAM, PRODUZIR OS ENXERTOS E RECONSTRUIR O NARIZ. PORÉM, O NOVO NARIZ TERÁ UMA ESTRUTURA MAIS SÓLIDA E RESISTENTE DO QUE ANTES DA CIRURGIA, OFERECENDO AO PACIENTE UM RESULTADO ESTÉTICO E FUNCIONAL MAIS CONSISTENTE, PREVISÍVEL E DURADOURO.

DE QUALQUER FORMA, COMO VIMOS ANTERIORMENTE, OS BENEFÍCIOS DA RINOPLASTIA ABERTA SÃO MUITO MAIS SIGNIFICATIVOS DO QUE AS DESVANTAGENS!