O QUE DEVO FAZER ANTES DA MINHA PLÁSTICA?

INTRODUÇÃO

Ser submetido a um procedimento cirúrgico não é uma experiência normal para a maioria de nós. Consequentemente, esta etapa do tratamento é invariavelmente acompanhada de algum grau de ansiedade. Cientes disto, resolvemos escrever este livro para você, nosso paciente, acreditando que informá-lo sobre todas as etapas do tratamento seja capaz de proporcionar um caminho mais confortável em direção aos seus objetivos.

Neste capítulo, abordaremos detalhes importantes em relação ao preparo antes da cirurgia e ao seu período de internação, visando esclarecer as dúvidas mais frequentes, garantir um bom andamento do procedimento cirúrgico, e possibilitar uma recuperação agradável.

COMEÇANDO AGORA

  • Além da consulta médica, a realização de exames de sangue, eletrocardiograma e alguns exames de imagem faz parte da avaliação pré-operatória. Estes exames visam demonstrar se o paciente apresenta alguma contra-indicação à anestesia e ao procedimento cirúrgico. Dependendo do caso, exames mais complexos podem ser necessários; por isso, uma avaliação clínica antes da cirurgia é recomendável.
  • Informe-nos sobre qualquer medicamento de uso habitual e consulte a lista de medicamentos no capítulo x. Alguns destes medicamentos podem aumentar o risco de sangramento durante ou após a cirurgia- portanto lembre-se de consultar a bula! Não utilize Aspirina (ácido acetil-salicílico) ou qualquer derivado; medicamentos como Acetaminophen (TylenolÒ) e Dipirona (NovalginaÒ) são substitutos apropriados.
  • Alimente-se de forma saudável, visando oferecer os nutrientes adequados para a sua recuperação após a cirurgia. As dietas radicais, que podem depletar as reservas nutricionais, são prejudiciais à saúde, podem influenciar o processo de cicatrização e são portanto proibidas antes de qualquer procedimento cirúrgico.
  • Não fume por pelo menos um mês antes da cirurgia, para evitar alterações na circulação da pele que possam prejudicar a cicatrização.

O DIA ANTES DA CIRURGIA

Entraremos em contato com você para confirmar o horário da sua internação e da cirurgia. Além disso, você receberá instruções sobre a internação e os documentos necessários. Caso haja qualquer dúvida, não hesite em ligar para a nossa equipe.

  • Na noite antes da cirurgia, prescreveremos uma medicação pré-anestésica que visa diminuir a ansiedade e propiciar uma boa noite de sono antes da cirurgia.
  • À noite, lave a área a ser operada com água e sabonete.
  • Não coma ou beba nada após a meia-noite. A anestesia deve ser realizada com o paciente de estômago vazio, visando evitar possíveis complicações respiratórias.

O DIA DA CIRURGIA

  • Não coma ou beba nada!
  • Se você utiliza algum medicamento habitual, informe a equipe de enfermagem. Normalmente, estes medicamentos podem ser tomados com um pequeno gole de água assim que você acordar.
  • A higiene oral pode ser realizada normalmente, tomando cuidado para não engolir água.
  • Limpeza da área cirúrgica: as áreas onde a cirurgia será realizada devem ser lavadas novamente com água e sabonete.
  • Maquiagem: não utilize hidratante, cremes, loções, ou qualquer tipo de maquiagem.
  • Utilize apenas roupas confortáveis e leves, dando preferência àquelas com botões e que sejam fáceis de vestir.  Se já estiver no hospital, a equipe de enfermagem providenciará as roupas adequadas.
  • Não utilize grampos, perucas, ou objetos valiosos.
  • Finalmente, procure relaxar!

 A SALA CIRÚRGICA

Sua cirurgia será realizada num centro cirúrgico moderníssimo, com especialistas e equipamentos de última geração. A equipe inclui um anestesista, enfermeiras, circulantes, além dos cirurgiões.

Alguns minutos antes da cirurgia, você receberá uma roupa especial e será encaminhada ao centro cirúrgico, onde encontrará nosso anestesista e os demais membros da equipe.  Este é o momento dos últimos preparativos para a cirurgia e haverá tempo para esclarecer qualquer dúvida de última hora.

Quando você entrar na sala de cirurgia, nossa equipe fará tudo para garantir o seu conforto.  Nosso anestesista iniciará os procedimentos de anestesia e monitorização visando a sua segurança durante a cirurgia.

A SALA DE RECUPERAÇÃO

Após o término da cirurgia e a realização dos curativos, você será encaminhada à sala de recuperação. Nesta unidade, que possui infra-estrutura completa, você permanecerá sob monitorização e será constantemente examinada por uma equipe de especialistas, visando garantir uma recuperação suave da anestesia. Fatores como a hidratação, analgesia, temperatura corpórea e função respiratória são rigorosamente avaliados. A maioria dos pacientes têm condições de alta da sala de recuperação após 30 a 60 minutos. No quarto, sua recuperação será supervisionada por uma equipe de enfermagem altamente especializada e pela nossa equipe, através de visitas frequentes e regulares.

ALTA HOSPITALAR

O tempo de internação, que normalmente varia de 1 a 5 dias, depende do tipo de cirurgia realizada, da ocorrência de complicações e da resposta individual de cada paciente ao procedimento. A permanência no hospital por mais tempo pode ser necessária, embora isto seja infrequente. De acordo com a nossa filosofia de trabalho baseada em segurança, a alta hospitalar ocorre somente quando o paciente apresenta plenas condições de saúde- portanto, não tenha pressa!

Ao receber alta, não esqueça de organizar a presença de um adulto responsável para dirigir e acompanhá-la. Marcaremos a data de retorno ao consultório, onde supervisionaremos seu processo de recuperação. Em caso de dúvida, ligue imediatamente para a nossa equipe.

 

ASPECTOS EMOCIONAIS APÓS A CIRURGIA

A Família e os Amigos

O apoio da família e dos amigos é fundamental durante o período de recuperação. Porém, ocasionalmente você ouvirá comentários de pessoas leigas que, apesar de não intencionais, podem levar a algum grau de instabilidade emocional. Portanto, pedimos que confie na nossa capacidade e experiência; informar-lhe-emos honestamente sobre o seu progresso e as nossas expectativas em termos do resultado final.

Depressão

Uma sensação de “depressão” é relativamente comum durante o período inicial após a realização de uma cirurgia plástica, devido às alterações ocasionadas pelo inchaço e as equimoses. Além disso, após a cirurgia, muitos pacientes esperam uma melhora instantânea da sua aparência, mesmo que racionalmente haja um entendimento que isto não ocorrerá.

Consequentemente, podem surgir dúvidas em relação à decisão de ter realizado o procedimento. Relaxe, isto e normal! À medida que a cicatrização progride, estes pensamentos costumam desaparecer rapidamente. Se sentir tristeza, procure entender isto como uma fase natural do processo de recuperação; isto ajudará você a superar esta fase transitória.