O GUIA COMPLETO DA LIPOASPIRAÇÃO

INTRODUÇÃO

            Milhares de homens e mulheres já foram submetidos à lipoaspiração, buscando harmonizar o contorno corporal. Graças aos excelentes resultados, a lipoaspiração tornou-se o procedimento mais realizado em cirurgia plástica. Porém, o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-no a “salvação” em termos de perda de peso.

Desenvolvida há cerca de 30 anos, a lipoaspiração oferece vantagens significativas sobre os outros métodos de cirurgia do contorno corporal. As cicatrizes são muito menores (em torno de 1 cm) e ficam praticamente imperceptíveis devido ao posicionamento das incisões em áreas estratégicas do corpo, como nas dobras naturais da pele. A lipoaspiração pode ser associada a outros procedimentos como a ritidoplastia, abdominoplastia e mamoplastia redutora, visando refinar o contorno corporal.

A lipoaspiração tem como objetivo remover os depósitos de gordura que habitualmente localizam-se nos quadris, coxas, abdome, joelhos e no pescoço. Muitos se perguntam porque a gordura tende a acumular-se especificamente nestas regiões. Nas mulheres, o estrógeno contribui para a formação de depósitos principalmente nas nádegas e culotes, visando oferecer energia extra durante a gravidez e o aleitamento. Nos homens, as influências hormonais levam à deposição de gordura principalmente na região abdominal e na cintura. Portanto, pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia.

As expectativas devem ser realistas, já que a resposta ao tratamento não é igual em todos os pacientes e depende de fatores como o nível geral de saúde, estrutura óssea, quantidade e localização de gordura, tabagismo, consumo de álcool e principalmente da qualidade da pele. Esta última é fundamental para a obtenção de um bom resultado, já que deve haver retração satisfatória da pele após a remoção da gordura subjacente. A pele sem elasticidade ficará flácida e formará áreas de contorno irregular que são difíceis de corrigir. Uma pele de boa qualidade depende de fatores genéticos, proteção regular contra o sol, evitar o fumo e nutrição adequada.

Nos casos onde há flacidez de pele além dos depósitos de gordura, procedimentos envolvendo a retirada desta pele (além da gordura) são necessários. Nestes pacientes, a simples remoção da gordura utilizando a lipoaspiração tenderá a acentuar as rugas e dobras decorrentes da flacidez da pele. Infelizmente, as irregularidades e depressões causadas pela “celulite” podem não ser eliminadas pela lipoaspiração, embora possa haver algum grau de melhora na aparência estética da regiao tratada.

A CIRURGIA

            Na Clínica Sampaio Góes, a lipoaspiração é realizada em três fases: infiltração, aplicação de energia ultrasônica e lipoaspiração convencional. Inicialmente, o cirurgião avalia e marca as áreas a serem tratadas com uma caneta colorida. As incisões são localizadas nas dobras de pele ou em locais onde as cicatrizes resultantes ficarão praticamente imperceptíveis. O procedimento começa com a injeção de uma solução chamada “tumescente” na gordura abaixo da pele. A seguir, a energia ultrasônica é aplicada visando remover a maior parte da gordura acumulada. Finalmente, a modelagem final é realizada utilizando a lipoaspiração convencional.

A Técnica Tumescente

A técnica tumescente aumentou a segurança e a eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores. Nesta técnica, uma solução contendo soro fisiológico, adrenalina, anestésico local e bicarbonato é injetada na área a ser tratada alguns minutos antes da lipoaspiração. Desta forma, fatores como sangramentos durante o procedimento, inchaço e dor após a cirurgia podem ser mnimizados. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração.

Lipoaspiração Ultrasônica

Desenvolvida na Itália há cerca de 20 anos, a lipoaspiração ultrasônica utiliza ondas sonoras de alta frequência para derreter a gordura antes da sua remoção. A energia ultrasônica é aplicada na área a ser tratada através de uma cânula que também é capaz de realizar a aspiração da gordura liquefeita. Consideramos que a maior vantagem deste método é a possibilidade de tratar a gordura diretamente abaixo da pele; desta forma, obtém-se uma retração de pele mais intensa. Isto é útil especialmente em pacientes com tendência à flacidez de pele, melhorando o resultado estético final. Ainda não sabemos se a técnica influencia aspectos como a quantidade de sangramento, a sensação de dormência na pele e o período de recuperação.

A energia ultrasônica tem sido utilizada em outras especialidades cirúrgicas para remover outros tipos de tecido. Inclusive, a lipoaspiração ultrasônica pode ser utilizada para remover tecido mamário excessivo em homens (ginecomastia) e para corrigir áreas irregulares em pacientes submetidos à lipoaspiração prévia. Os riscos da técnica são similares aos das outras técnicas de lipoaspiração, embora os efeitos a longo prazo nos tecidos expostos a este tipo de energia permaneçam desconhecidos até o momento.

Lipoaspiração Convencional

Na lipoaspiração convencional, o cirurgião utiliza cânulas ôcas de diferentes tamanhos para executar a moldagem final da região. Através de movimentos de vai-e-vem, a cânula aspira os depósitos remanescentes e os resíduos de gordura liquefeita pela energia ultrasônica. O objetivo é retirar o tecido gorduroso excessivo abaixo da pele de forma uniforme, evitando o aparecimento de irregularidades no contorno corporal.

 

RISCOS ESPECÍFICOS

ALTERAÇÕES NA SENSIBILIDADE DA PELE: uma diminuição temporária da sensibilidade da pele pode ocorrer após a lipoaspiração. Além disso, pode haver uma sensação de queimação decorrente da aderência da pele às estruturas profundas. Estes sintomas normalmente desaparecem após algumas semanas. A perda completa e permanente da sensibilidade da pele é raríssima.

IRREGULARIDADES NO CONTORNO DA PELE: irregularidades e depressões na pele podem ocorrer após a lipoaspiração. Procedimentos adicionais como a lipoenxertia (enxertos de gordura), uma nova lipoaspiracao e até cirurgia podem ser necessários para melhorar o resultado estético final.

SOLUÇÃO TUMESCENTE: a injeção de grandes volumes de fluido contendo anestésicos locais e adrenalina pode aumentar a chance de reações a estes medicamentos. Isto ocorre mais frequentemente em procedimentos onde mais de 5 litros de gordura são retirados; por isso, tentamos não exceder este limite. Caso haja algum tipo de reação, tratamentos específicos podem ser necessários, incluindo até a hospitalização.

COMPLICAÇÕES PULMONARES: a embolia gordurosa ocorre quando gotículas de gordura ficam presas na circulação pulmonar. Este é um fenômeno raro que pode ocorrer após a lipoaspiração, apresentando graus variados de gravidade. Caso isto ocorra, tratamentos específicos, incluindo a hospitalização, podem ser necessários.

DOR CRÔNICA: A dor crônica pode ocorrer no local submetido à lipoaspiração, embora isto seja muito raro.

QUEIMADURAS: um risco adicional da lipoaspiração ultrasônica é a possibilidade de queimaduras na região devido ao contato prolongado da ponta da cânula (que libera calor) com a pele. Portanto, independente de fatores como a adequada seleção dos pacientes, técnica anestésica adequada e utilização da solução tumescente, a qualificação e a experiência do cirurgião com a técnica são essenciais.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

  • Siga rigorosamente as orientações e a prescrição médica.
  • Descanse em casa por cinco dias. Caminhadas curtas devem ser realizadas a partir do primeiro dia, acompanhado de um adulto responsável.
  • Beba pelo menos três litros de água nas primeiras 24 horas. Bebidas isotônicas como Gatorade e Marathon são excelentes para a reposição dos fluidos.
  • A cinta de suporte colocada no final da cirurgia deve ser utilizada continuamente por duas semanas. Embora possa ser desconfortável, a utilização da cinta é importante para uma boa cicatrização dos tecidos. A cinta deve ser removida apenas na hora do banho (o primeiro banho é permitido após dois dias) e deve ser recolocada imediatamente ao seu final. Caso as incisões estejam secas, você pode deixá-las expostas sem curativo; caso contrário, coloque uma camada de gaze limpa entre a incisão e a cinta. Peça para alguém ajudá-la a retirar e vestir a cinta nos primeiros dias.
  • É comum haver grande quantidade de secreção nas áreas tratadas durante as primeiras 24 horas, devido ao vazamento de resíduos da solução tumescente utilizada. Por isso, evite utilizar roupas e lençóis sofisticados, já que as manchas podem ser comuns.
  • O inchaco é normal após este procedimento e começará a melhorar após uma semana. Porém, a melhora total é apreciável somente após três meses. Em relação às equimoses, a maioria desaparece após duas e raramente após quatro semanas.
  • A depilação só é permitida após dois meses.
  • O retorno ao trabalho, dirigir e viajar são permitidos após uma semana.
  • As relações sexuais devem ser evitadas por pelo menos duas semanas.
  • Em relação aos esportes, a natação pode ser iniciada após duas semanas.  Modalidades vigorosas como tênis, corrida e ciclismo podem ser reiniciadas após três semanas.
  • Não esqueça de proteger as áreas tratadas com protetor solar (FPS de no mínimo 15) nos primeiros dois meses. Você pode aplicar hidratantes na pele após a remoção das suturas caso haja ressecamento da pele.
  • Evite os medicamentos proibidos (consulte a lista no apendice x) por pelo menos duas semanas
  • Não fume por pelo menos três semanas após a cirurgia.
  • Evite bebidas alcoólicas por uma semana após a cirurgia.
  • Ligue imediatamente para a nossa equipe caso haja vermelhidão, inchaço significativo ou sangramento importante nas áreas tratadas.