O DESVIO DE SEPTO TEM CONSERTO?

Existem diversas vantagens que a cirurgia plástica propicia para a correção do chamado desvio de septo. O desvio de septo é uma das causas mais comuns de obstrução nasal. Atinge no mínimo 20 % da população brasileira, ou seja, perto de 40 milhões de habitantes sofrem com o desvio de septo, segundo dados da Academia Brasileira de Rinologia. Com o avanço da idade, o problema tende a piorar.

Segundo estudos de especialistas ligados a sérias instituições mundiais, a melhor solução para resolver o desvio de septo é a realização de uma cirurgia chamada septoplastia.

A rinoplastia estruturada visa unir a função respiratória à estética, pois utiliza de enxertos do próprio paciente, normalmente do septo, para estruturar o nariz. Com a retirada desse material, o cirurgião consegue resolver o desvio de septo, otimizando as vias aéreas.  Segundo o cirurgião plástico Dr. Alan Landecker, CRM-SP 87043, dono de uma clínica de cirurgia plástica e estética que leva o seu nome em São Paulo, a rinoplastia estruturada é possível além de corrigir a parte estética, beneficiar o paciente com a correção do desvio de septo. Ele afirma que quando se corrige o distúrbio, o fluxo de ar para os pulmões aumenta, melhorando a qualidade de vida do paciente.

O paciente passa a ter um sono melhor, pois a função respiratória melhora quando a obstrução causada pelo desvio de septo é resolvida. O septo é uma parede de cartilagem normalmente reta que divide o lado direito do esquerdo do nariz. Essa “parede” pode apresentar alterações em seu formato, por consequência de traumas de parto ou oriundo de traumas no nariz ou mesmo devido às características genéticas, situações essas que podem gerar quadros de desvio septal. O Dr. Alan Landecker destaca também que mais de 20% das pessoas têm algum grau de descentralização (desvio) do septo. Na verdade, a experiência mostra que é relativamente raro encontrar seres humanos com septos rigorosamente retos. A questão é se o desvio é suficiente para acarretar alterações funcionais que interferem com a qualidade de vida do paciente, necessitando de correção cirúrgica.

Segundo o cirurgião plástico, para saber se há o desvio de septo é necessária uma avaliação médica. Esta envolve a análise de toda a estrutura do nariz e da função respiratória. Nem sempre é possível notar a alteração apenas por exames visuais, podendo ser necessário solicitar um exame chamado tomografia dos ossos próprios do nariz e dos seios da face. Uma pessoa pode ter problemas respiratórios e achar que é por causa do desvio de septo, mas outras partes da estrutura do nariz (como a carne esponjosa) podem estar comprometidas. O desvio de septo pode ocorrer desde a infância até a fase adulta.

Uma pessoa com essa disfunção pode roncar muito, dormir mal e consequentemente, apresentar cansaço durante o dia. Pode haver ainda queda do rendimento em atividades esportivas, alteração do timbre da fala e diminuição do olfato. Como identificar o desvio de septo? É preciso ficar atento à existência desses incômodos sintomas ligados à dificuldade de respirar bem, alerta Dr Alan Landecker.