LIPO: DÚVIDAS MAIS COMUNS

–         Quais as indicações?

A lipoaspiração visa remover os depósitos de gordura que habitualmente localizam-se nos quadris, coxas, abdome, joelhos e no pescoço.

Pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-no a “salvação” em termos de perda de peso. Apesar de sua popularidade, a lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, pois os resultados dependem principalmente da capacidade de retração da pele no local tratado, após a remoção da gordura subjacente. Esta retração costuma ser mais intensa em pacientes com pele espessa e sem flacidez. Portanto, a lipo é mais eficaz neste tipo de paciente.

–         Quais as contra-indicações?

Nos casos onde há flacidez de pele além dos depósitos de gordura, procedimentos envolvendo a retirada desta pele (além da gordura) são necessários. Nestes pacientes, a simples remoção da gordura utilizando a lipoaspiração tenderá a acentuar as rugas e dobras decorrentes da flacidez da pele, gerando resultados insatisfatórios. Infelizmente, as irregularidades e depressões causadas pela “celulite” podem não ser eliminadas pela lipoaspiração, embora possa haver algum grau de melhora na aparência estética da região tratada. Outras contraindicações incluem distúrbios de coagulação, doenças graves, anemia, etc.

–         Quanto tempo leva a recuperação e como ela é? (precisa ficar de repouso, usar cinta etc)

Pacientes submetidos à lipoaspiração devem manter repouso absoluto durante os primeiros dias, ingerindo grande quantidade de líquidos isotônicos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia. O paciente deve evitar levantar-se rapidamente e realizar qualquer esforço, pois a ocorrência de tonturas é bastante freqüente neste período.

O inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas, assim como as manchas roxas. É fundamental proteger-se do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele. Visando acelerar a reabsorção do inchaço e auxiliar a cicatrização dos tecidos, uma cinta de suporte deve ser utilizada por cerca de 4-6 semanas. A realização de drenagens e massagens é recomendada pelos mesmos motivos e pode ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. Como na maioria das cirurgias plásticas, o contorno final só pode ser apreciado após pelo menos 2-3 meses.

Finalmente, os pontos são normalmente removidos após 7-10 dias e o retorno às atividades físicas é permitido após 3-4 semanas.

– Em quanto tempo a paciente retoma suas atividades normais?

7-14 dias

–         Como ela funciona? Ou seja, como dá cabo das gordurinhas?

A lipoaspiração é realizada através de incisões localizadas nas dobras de pele ou em locais onde as cicatrizes resultantes ficarão praticamente imperceptíveis. O procedimento começa com a injeção de uma solução chamada “tumescente” na gordura abaixo da pele. Esta solução, que contém soro fisiológico, adrenalina e um anestésico local, minimiza a perda de sangue, o inchaço e as dores durante o pós-operatório. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração. O resultado final é o aumento da segurança e eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores com maior conforto ao paciente.

A segunda fase do tratamento consiste da aspiração de gordura utilizando cânulas ôcas de diferentes tamanhos para modelar as regiões tratadas. Em geral, a cirurgia começa com cânulas de maior diâmetro e as cânulas mais finas são utilizadas posteriormente na moldagem final da região. Através da criação de túneis e de movimentos de vai-e-vem, a cânula deve aspirar os depósitos localizados abaixo da pele de forma uniforme, evitando assim o aparecimento de irregularidades no contorno corporal.

Finalmente, a lipoaspiração pode ser associada a outros procedimentos como a cirurgia de face, abdomen e mamas para refinar o resultado final.

–          Como é o pré-operatório?

O paciente deve passar em consulta, conversar detalhadamente com o médico e devem ser realizados exames pré-operatórios que avaliem o estado de saúde do paciente, que deve estar 100% no momento da cirurgia. Após a checagem dos exames, realizamos fotografias das regiões. No dia da cirurgia, o paciente deve chegar ao hospital em jejum de 8 horas. A Aspirina e Arnica devem ser evitadas por 2 semanas antes da cirurgia.

–         Quantos litros de gordura podem ser eliminados, no máximo, em uma lipo?

5 litros é o limite máximo.

–         Após o procedimento, a paciente sente dores? Fica inchado?

As dores são moderadas e existe um inchaço de moderado-significativo, que demora 3-6 meses para desparecer totalmente.

– Precisa tomar antibiótico, antiinflamatório?

Sim, por 7 dias.

–         Onde a lipo é mais eficaz?

Nos braços há uma retração de pele especialmente intensa. Na verdade, quanto mais espessa e elástica for a pele do local tratado (ie. menos flacidez), mais eficaz será a lipo.

–         Quais exames devem ser feitos antes da lipo?

Eletrocardiograma, Hemograma, Coagulograma, Urina, Anti HIV, Eletrólitos, RX de tórax.