GLOSSÁRIO: CONHEÇA OS TERMOS DE CIRURGIA PLÁSTICA

INTRODUÇÃO

Este capítulo contém um glossário que visa esclarecer as eventuais dúvidas que podem surgir devido ao uso de termos médicos durante o tratamento. Outros termos referentes a um determinado tipo de cirurgia serão explicados nos capítulos específicos. Esperamos que esta informação seja útil e pedimos que não hesite em perguntar sobre palavras ou aspectos que permaneçam duvidosos. A nossa equipe tentará esclarecer as suas dúvidas prontamente.

CIRURGIA PLÁSTICA: uma especialidade cirúrgica que envolve procedimentos estéticos e reparadores.

CIRURGIA ESTÉTICA: tipo de cirurgia que visa melhorar a aparência através da correção de deformidades ou sinais evidentes do processo de envelhecimento.

CIRURGIA REPARADORA: tipo de cirurgia que aborda uma região específica do corpo, visando devolver as características que existiam antes de uma lesão, infecção, retirada de um tumor ou cirurgia prévia. A correção de deformidades congênitas (já existentes ao nascimento) também faz parte desta categoria.

RITIDOPLASTIA (FACE-LIFT):  cirurgia que visa remover o excesso de pele e corrigir a frouxidão muscular na face e no pescoço.

BLEFAROPLASTIA: cirurgia que visa remover os excessos de gordura e / ou pele da pálpebra superior e /ou da pálpebra inferior.

RINOPLASTIA: procedimento capaz de alterar a largura, tamanho e formato do nariz. Pode ser combinada com uma septoplastia para corrigir problemas respiratórios.

LIPOASPIRAÇÃO: procedimento capaz de remover gordura localizada, utilizando cânulas ôcas conectadas a um aparelho de sucção.  

MAMOPLASTIA: qualquer cirurgia executada nas mamas.

INCLUSÃO DE PRÓTESE MAMÁRIA: procedimento capaz de aumentar o tamanho da mama utilizando uma prótese de silicone.

MAMOPLASTIA REDUTORA: cirurgia que visa reduzir o tamanho e melhorar a forma das mamas, através remoção de tecido mamário e gordura excessiva.

MASTOPEXIA: procedimento capaz de “levantar” as mamas, numa tentativa de reverter os efeitos da gravidade ao longo dos anos.

ABDOMINOPLASTIA: procedimento capaz de melhorar o contorno do abdome, através da remoção de pele e gordura excessivas na região inferior do abdome e da correção da frouxidão da musculatura local.

ANESTESIA GERAL: tipo de anestesia mais profunda, onde o paciente dorme durante a cirurgia e é monitorizado pelo anestesista.

ANESTESIA LOCAL: tipo de anestesia onde apenas a área a ser operada é anestesiada.

SEDAÇÃO: tipo de anestesia intermediária onde um medicamento aplicado na veia ajuda a eliminar a dor que pode ocorrer durante um procedimento realizado com anestesia local. O paciente permanece semi-consciente durante o procedimento e também deve ser monitorizado pelo anestesista.

CICATRIZ HIPERTRÓFICA: uma cicatriz de coloração violácea e dimensões aumentadas, porém sem ultrapassar os limites originais da incisão.

QUELÓIDE: uma cicatriz de coloração violácea e dimensões aumentadas, dolorosa, pruriginosa e cujos limites estendem-se além  da incisão inicial.

TRAM: técnica de reconstrução mamária utilizando pele, gordura e a musculatura do abdome.

DRENO: estrutura colocada no final da cirurgia que ajuda a evitar complicações como hematomas e seromas após a cirurgia.

HEMATOMA: acúmulo de sangue dentro da área operada.

SEROMA: acúmulo de líquido claro dentro da área operada.

NECROSE: morte dos tecidos.