CORREÇÃO DE CICATRIZES

INTRODUÇÃO

As cicatrizes inestéticas podem prejudicar a auto-estima de forma significativa, especialmente quando presentes em locais visíveis. Felizmente, estas cicatrizes e outras lesões como nevus, cistos e pequenos tumores de pele podem ser parcial ou completamente removidas utilizando técnicas de cirurgia plástica cuidadosamente planejadas. 

As cicatrizes aparecem sempre que uma lesão penetra todas as camadas da pele. Elas podem ser consideradas inestéticas devido a vários aspectos como ser larga, longa, cruzar dobras ou rugas naturais, apresentar saliências ou depressões e possuir uma coloração diferente dos tecidos adjacentes.  A correção de um ou mais destes fatores costuma melhorar a aparência da cicatriz de forma perceptível.

Habitualmente, a maioria dos pacientes com cicatrizes inestéticas deseja repará-las imediatamente. Porém, isto não deve ser realizado precocemente, a não ser em casos onde a cicatriz recente leva a alguma alteração importante na função de determinadas estruturas como os olhos, lábios e nariz. Na verdade, a passagem do tempo é o melhor e mais simples tratamento, já que, na maioria dos casos, a aparência melhorará espontaneamente após algum tempo. Quando a cicatriz apresentar sinais de maturidade, a correção poderá então ser considerada.

Por isso, é fundamental que você conheça os princípios básicos do processo de cicatrização. Imediatamente após a cirurgia, o aspecto da cicatriz é geralmente satisfatório e  visualiza-se apenas uma linha. Após algum tempo, ela pode ficar avermelhada, mais firme e possivelmente desnivelada em relação às estruturas vizinhas. Gradualmente, devido a um processo contínuo de maturação, a firmeza e a coloração desaparecem deixando-a mais macia, nivelada e com coloração similar aos tecidos adjacentes. Este processo pode durar de seis meses a dois anos e ocorre em todas as cicatrizes. Portanto, os pacientes devem entender que o resultado só poderá ser apreciado após este período e mais de um procedimento pode ser necessário para atingir o resultado desejado.

A CIRURGIA

            Pacientes candidatos à correção de uma cicatriz devem conscientizar-se de que a sua retirada resultará invariavelmente numa nova cicatriz. Isto ocorre independente de quem é o cirurgião; muitas pessoas possuem a noção equivocada de que um cirurgião plástico é capaz de incisar a pele sem deixar cicatrizes. Naturalmente porém, espera-se que a qualidade do novo resultado seja melhor do que o antigo. 

O objetivo do cirurgião é substituir uma cicatriz inestética por uma mais fina, sem desnível (cujas bordas se continuam com a pele adjacente) e que não causa contraturas ou distorções nas estruturas vizinhas. Em outras palavras, criar uma cicatriz o mais imperceptível possível. Isto depende de vários fatores como técnica cirúrgica apropriada, nutrição adequada e a capacidade individual de cicatrização de cada paciente.

            O principio cirúrgico da correção de cicatrizes é tentar posicionar a nova cicatriz próximo e/ou paralelo às rugas e dobras naturais da pele. Ocasionalmente, pode ser necessário alterar a sua direção para obedecer a este princípio e atingir uma melhora estética e funcional. A retirada de cicatrizes extensas pode necessitar de múltiplos procedimentos; normalmente, os melhores resultados são obtidos após duas ou três cirurgias com intervalos de 6 a 12 meses. Estas revisões podem ser realizadas mais cedo em cicatrizes que amadurecerem mais precocemente.

RISCOS ESPECÍFICOS

CICATRIZES: qualquer cirurgia resulta em cicatrizes, algumas mais visíveis do que as outras. Apesar de esperarmos um bom resultado, cicatrizes anormais podem ocorrer na pele e nas estruturas profundas; estas podem ser inestéticas, ter coloração diferente da pele adjacente e causar limitação da movimentação e/ou função. Procedimentos clínicos e cirúrgicos adicionais podem ser necessários para tratar estas cicatrizes.

ABERTURA DA INCISÃO: uma cicatriz jamais possuirá a mesma resistência da pele normal. Por isso, até que o processo de amadurecimento esteja consolidado, cicatrizes resultantes de cirurgias corretivas podem abrir parcial ou completamente, prejudicando o resultado final. Por isso, a colaboração do paciente no sentido de obedecer as orientações pós-operatórias é fundamental.

RESULTADO INSATISFATÓRIO: raramente, a retirada completa de uma cicatriz pode levar a deformidades teciduais, perda de função, perda de sensibilidade e complicações da ferida cirúrgica. Além disso, os resultados finais podem não ser altamente satisfatórios em termos funcionais e estéticos. Novas cirurgias podem ser necessárias numa tentativa de melhorar o aspecto final da cicatriz.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

  • Em alguns locais, a confecção de um curativo pode ser impraticável. Nestes casos, recomendamos limpar as incisões utilizando um cotonete embebido em água oxigenada seis vezes ao dia. Durante a limpeza, os movimentos devem sempre ser paralelos (jamais perpendiculares) à linha de sutura . Após a limpeza, aplique uma fina camada da pomada antibiótica prescrita. Isto deve ser feito até a remoção das suturas, enquanto houver crostas na incisão ou conforme a nossa orientação.
  • Os pontos serão removidos no consultório apos 5-14 dias, dependendo da área tratada e da evolução da cicatriz.
  • Na maioria dos casos, a maquiagem pode ser aplicada no local (visando esconder as cicatrizes) dois a três dias após a remoção das suturas e do esparadrapo. Aplique e remova a maquiagem cuidadosamente.
  • Visando otimizar o resultado final da cirurgia, recomendamos a utilização de uma espuma ou placa de silicone sobre as cicatrizes por pelo menos seis meses. Estes curativos tem como finalidade comprimir a cicatriz, diminuindo a chance do eventual aparecimento de quelóides e cicatrizes hipertróficas.  Em geral, o curativo deve ser usado 24 horas/dia e a qualidade do resultado final tem correlação direta com a assiduidade do tratamento.
  • A análise do resultado final requer paciência, já que os tecidos invariavelmente apresentam algum grau de inchaço capaz de alterar o contorno local. Portanto, o resultado final somente poderá ser apreciado após algumas semanas, quando ocorrer a acomodação dos tecidos.
  • Evite a exposição solar por seis a oito semanas, visando evitar um aumento do inchaço e piora na aparência das cicatrizes. Ao sair de casa, não esqueça de usar um chapéu, óculos de sol e filtro solar. Estas recomendações devem ser obedecidas diariamente pelo resto da vida.
  • Não utilize aspirina, anti-inflamatórios ou qualquer medicamento que conste na lista de medicamentos “proibidos” por duas semanas.
  • Não fume por pelo menos quatro semanas após a cirurgia.
  • Evite bebidas alcoólicas por duas semanas, já que o álcool tende a aumentar o inchaço e a chance de sangramento.
  • Ligue imediatamente para a nossa equipe caso haja aumento repentino do inchaço e da dor, sinais de infecção e se você tiver alguma dúvida.