CONHEÇA MELHOR A CIRURGIA PLÁSTICA

A cirurgia plástica é um procedimento médico que visa desenvolver o propósito fundamental da vida: atingir uma sensação de realização e felicidade. Dentro da especialidade, a cirurgia plástica reparadora visa corrigir as deformidades causadas por acidentes, queimaduras, cânceres de pele e outras doenças. A cirurgia plástica estética visa reverter ou disfarçar alguns dos sinais evidentes do envelhecimento, alterar características físicas que causam incômodo ao paciente e aumentar a auto-estima.

A especialidade se desenvolveu significativamente nos últimos anos, sendo atualmente possível obter resultados que antigamente seriam inimagináveis graças ao surgimento de técnicas mais sofisticadas e mais seguras. Esta revolução ocorreu graças ao estudo científico incansável, à disseminação das novas técnicas entre os especialistas, ao ambiente sócio-cultural favorável e à ampla disseminação da cirurgia plástica na mídia. Atualmente, o Brasil é um dos países de maior tradição no cenário mundial da especialidade devido ao volume de cirurgias realizadas a cada ano, contribuição científica e número de cirurgiões respeitados internacionalmente.

Resultados: o que esperar de uma cirurgia plástica?

A cirurgia plástica não é apenas uma ciência, mas também uma arte na qual o cirurgião é desafiado por numerosas variáveis. É importante perceber que o grau de sucesso de uma cirurgia depende de vários fatores e não apenas da habilidade do médico. Aspectos como idade, saúde, textura da pele, estrutura óssea, musculatura, doenças associadas, e fatores inerentes à cicatrização influenciam o resultado de forma decisiva. Quando todas estas variáveis colaboram, a possibilidade de um resultado satisfatório aumenta significativamente.

Pacientes que desejam uma cirurgia estética devem compreender que nem sempre é possível recriar as condições que existiam na juventude, assim como às vezes pode ser impossível atingir as suas expectativas. Além disso, o tratamento não é capaz de resolver problemas como a infelicidade no casamento, dificuldades profissionais e alterações psiquiátricas, especialmente se o paciente credita estes problemas à sua aparência. Os motivos e expectativas devem ser sempre realistas.

A insatisfação após um tratamento bem executado é rara, embora isto seja possível devido aos critérios subjetivos com que os resultados são freqüentemente julgados. Afinal, o paciente submetido a uma cirurgia plástica expõe o procedimento realizado a constantes avaliações, mostrando o resultado aos amigos e conhecidos em seu meio social. Portanto, é fundamental que o paciente e o cirurgião percebam as potenciais limitações de cada procedimento, aceitando o nível de melhora possível de ser obtido em cada caso.

Pós-operatório

O resultado final de uma cirurgia plástica só pode ser avaliado após um determinado período de tempo. Inclusive, todos os pacientes devem ser informados sobre o invariável inchaço que tende a distorcer a região operada logo após a cirurgia, tornando impossível avaliar os efeitos do tratamento precocemente. Com o passar do tempo, que pode variar de algumas semanas a poucos meses, a reabsorção do inchaço, acomodação dos tecidos e o amadurecimento das cicatrizes estabelecerão o contorno final da região. Naturalmente, isto dependerá do procedimento cirúrgico realizado e as condições físicas e psicológicas do paciente. Lembramos que a colaboração do paciente durante o pós-operatório, no sentido de seguir as orientações do médico, é fundamental. Os retornos ao cirurgião para o acompanhamento e orientações após a cirurgia devem ser planejados individualmente e variam de acordo com o procedimento realizado.

Segurança: fundamental para o sucesso da cirurgia

O primeiro e mais importante passo que criará condições para o sucesso na cirurgia plástica é a escolha do cirurgião. Afinal, considerando que nem todos os pacientes podem ser bons candidatos a uma determinada cirurgia e que um tipo de cirurgia pode não ser recomendável a todos que a solicitam, a avaliação honesta de um cirurgião experiente e adequadamente formado é fundamental para aumentar as chances de um resultado satisfatório. Portanto, recomendamos a escolha de um profissional integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A obtenção deste título pelo cirurgião representa a fase final de uma longa formação que deve necessariamente incluir o diploma médico e residências em cirurgia geral e posteriormente cirurgia plástica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, através de avaliações e fiscalização permanente destes serviços, credencia apenas os profissionais melhor qualificados na especialidade a cada ano.

Toda cirurgia plástica possui riscos como em qualquer procedimento cirúrgico das outras áreas da medicina. Por isso, a segurança é um dos aspectos mais importantes deste tipo de cirurgia. Qualquer paciente com indicação cirúrgica deve obrigatoriamente realizar os exames pré-operatórios referentes ao procedimento proposto. Os resultados devem ser avaliados pela equipe cirúrgica antes da cirurgia, para que o paciente possa realizá-la em condições ideais. Pacientes portadores de anemia, distúrbios de coagulação e outras doenças não devem ser operados, devido ao aumento no risco de complicações como sangramentos, infecção e problemas na cicatrização. Embora a cirurgia plástica estética seja considerada de baixo risco por ser eletiva, ou seja, sem caráter de urgência, um cirurgião responsável recusará a execução da cirurgia em pacientes de alto risco ou que, naquele momento, não estejam nas condições necessárias de saúde.

Outro detalhe fundamental é a escolha do local da cirurgia, que deve reunir todas as condições de segurança para este tipo de intervenção. Portanto, visando evitar complicações que podem até ser fatais, o cirurgião e o paciente devem investigar se o hospital ou clínica possuem aprovação das entidades fiscalizadoras antes da cirurgia.