CIRURGIA PLÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

Rejuvenescimento facial, mamoplastia, abdominoplastia e procedimentos estéticos não-invasivos são os tratamentos mais procurados por pessoas com idade superior a 60 anos

Foi-se o tempo em que uma pessoa com mais 60 anos ficava em casa de pijama, esperando o tempo passar. Hoje, essa população tem atividade social bastante ativa, tendo em vista que as expectativa e qualidade de vida aumentaram consideravelmente. Com isso, os cuidados com a beleza e a aparência também têm se intensificado. O cirurgião plástico Dr. Alan Landecker, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), tem atendido cada vez mais pacientes com essa faixa etária em seu consultório. Segundo o profissional, os procedimentos mais procurados são: rejuvenescimento facial, mamoplastia, abdominoplastia, lifting de coxas e tratamentos estéticos não-invasivos, como toxina botulínica, laser e peelings.

De acordo com Dr. Alan Landecker, a maioria dos pacientes com mais de 60 anos quer melhorar a flacidez e retirar os excessos de pele. “Na face, os principais incômodos são: rugas, bolsas nos olhos, pálpebras caídas e flacidez no pescoço. Se há pouca alteração na pele, pode-se fazer o mini-lifting. Caso contrário, é necessário reposicionar as estruturas e corrigir a flacidez, além de remover os excessos de pele. Ou seja, é preciso fazer a cirurgia plástica mesmo, como lifting para rosto e pescoço, blefaroplastia na região dos olhos e ritidoplastia”.

É importante ressaltar, no entanto, que não é possível conseguir retomar a aparência que a pessoa tinha com 20 anos de idade, mas sim melhorá-la e proporcionar um efeito de rejuvenescimento. “O segredo do sucesso de uma cirurgia plástica é considerá-la com muita seriedade. Você pode minimizar os riscos de insatisfação ao identificar e consultar cirurgiões plásticos qualificados, que sejam francos quanto às expectativas dos pacientes”, finaliza o médico.  

Procedimentos não-invasivos

Para muitos destes pacientes, o Dr. Alan indica complementar o procedimento cirúrgico com tratamentos estéticos, com o objetivo de resgatar e manter o rejuvenescimento da pele. “Lançar mão do arsenal estético, como uso do laser, peelings e toxina botulínica, depois de realizada a cirurgia plástica, melhora a qualidade da pele, além de evidenciar os resultados que ficam ainda melhores e mais duradouros”, opina o médico.

As pacientes da terceira idade também costumam reclamar dos seios “caídos”. Para esses casos, o cirurgião plástico indica a realização de mamoplastia para reposicionamento das mamas. “Maior símbolo de feminilidade, os seios são fundamentais para a mulher se sentir bonita e sensual, em qualquer idade. Em alguns casos, recomendo a colocação de prótese de silicone, depois de remover os excessos de pele e de reposicioná-los”, descreve o Dr. Alan.

Atenção e cuidados extras

Outra área do corpo que merece atenção nessa faixa etária é a barriga. “Com o passar dos anos, a flacidez, o excesso de gordura e a fraqueza muscular do abdome ficam cada vez mais difíceis de corrigir com dieta e atividade física. Por isso, a abdominoplastia pode ser uma boa solução para quem deseja melhorar o contorno da silhueta. Isso é realizado através da remoção dos excessos de pele, gordura e da correção da flacidez da musculatura da parede abdominal”.

Já a lipoaspiração deve ser realizada com muito cuidado em pacientes com mais de 60 anos, devido à diminuição da capacidade de retrair a pele, conforme explica o especialista: “A lipoaspiração tem como objetivo remover os depósitos de gordura que tendem a se acumular na região dos quadris, culotes, coxas, abdome, costas, joelhos e pescoço. Para obter um resultado satisfatório, é fundamental que a paciente tenha uma qualidade da pele adequada, porque sem elasticidade, por exemplo, ela ficará ainda mais flácida e teremos a formação de áreas de contorno irregular, que são difíceis de corrigir”.     

O próximo alvo

Por último, as coxas são outro alvo da cirurgia plástica na terceira idade. “O processo natural do envelhecimento e as grandes variações de peso, influenciados pela ação dos hormônios, podem gerar depósitos de gordura localizada na face interna das coxas. Além disso, pode haver flacidez de pele no local. A cirurgia plástica, ou lifting de coxas, é capaz de melhorar o contorno da região, ao retirar o excesso de pele e proporcionar um contorno mais natural e menos flácido”, analisa.

Perfil

Dr. Alan Landecker, formado em Medicina e Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo, iniciou sua formação em Cirurgia Plástica com o Professor Ivo Pitanguy, com quem trabalhou durante três anos. Tornou-se Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também membro da prestigiada International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Realizou pós-graduação/especialização clínico-cirúrgicas nas Universidades de Miami, Alabama, Pittsburgh, New York e Texas Southwestern, um dos mais importantes centros de formação em cirurgia plástica dos Estados Unidos, o que permitiu desenvolver estudos que foram apresentados em eventos científicos e publicados em revistas internacionais especializadas.

Após alguns anos de prática no Brasil, Dr. Alan Landecker voltou aos Estados Unidos a convite do Dr. Jack P. Gunter, um dos criadores da técnica de Rinoplastia Estruturada. Tornou-se então, especialista em cirurgia plástica de nariz pela University of Texas Southwestern, tendo sido por muitos anos instrutor do prestigiado Dallas Rhinoplasty Symposium (curso teórico-prático em cirurgia de nariz, realizado anualmente em Dallas, Texas – EUA), além de ser autor de vários capítulos do livro Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, best seller mundial sobre cirurgia de nariz, atualmente. Desde setembro de 2010, passou a integrar a equipe de colaboradores do Plastic Surgery Education Network (PSEN), um novo website educacional criado pela American Society of Plastic Surgeons (ASPS), uma das mais importantes entidades de cirurgia plástica do mundo.

Procedimentos realizados pelo Dr. Alan Landecker:

Nariz – Face – Mamas – Implantes Mamários – Abdome – Lipoaspiração – Pálpebras – Orelhas – Braços – Coxas Cirurgia Reparadora – Procedimentos corporais e faciais estéticos