CIRURGIA PLÁSTICA: CUIDADOS ANTES E DEPOIS DA CIRURGIA

A satisfação de resultados de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório. Atualmente, profissionais da saúde vêm agregando notável importância a este segmento, com especialização em cursos de pós-cirúrgico. A esteticista de nível superior e a fisioterapeuta dermato-funcional atuam na recuperação das funções do corpo humano, na prevenção de possíveis intercorrências e amenizando efeitos da cirurgia como: edema, hematomas, seroma, cicatrização, dor e desconforto. A drenagem linfática é o principal recurso pré e pós-operatório. No pré-operatório, prepara o sistema circulatório na área linfática para a sobrecarga cirúrgica e no pós-operatório auxilia liberando toxinas advindas do processo cirúrgico e cicatricial. A colaboração plena do paciente, através das instruções dadas pelo cirurgião e a ação dos profissionais da saúde assumem grande importância no resultado a ser obtido da cirúrgica.

PRÉ-OPERATÓRIO

O tratamento pré-operatório atualmente é uma conduta ainda pouco comum entre os cirurgiões, mas de resultado efetivo para quem a utiliza. Atua na prevenção de alguns aspectos que poderão influenciar no pós-cirúrgico. Como o órgão principal a ser analisado no resultado final cirúrgico é a pele, devemos prepará-la para a intervenção cirúrgica, como exemplo na cirurgia facial a região deverá estar livre de impurezas como cravos, acnes e células mortas que são foco de bactérias, a pele deverá ser hidratada e nutrida, porque durante o período pós-operatório as principais vias de nutrição dessa pele estarão deficitárias e em processo de regeneração. Também nas cirurgias corporais exigem uma preparação com esfoliação, hidratação e nutrição, sendo que uma pele bem trabalhada para a cirurgia não sofrerá muito se estiver bem preparada. Levar o paciente nas melhores condições possíveis para cirurgia pode garantir-lhe menor possibilidade de complicações, sendo assim cada paciente deve ser tratada e encarada individualmente.

PÓS-OPERATÓRIO

Atualmente pela necessidade de pronto restabelecimento dos pacientes e controle do resultado operatório os cirurgiões buscam uma atuação multidisciplinar de profissionais também no pós-operatório. A recuperação de uma cirurgia depende basicamente do tipo de operação e da reação do organismo que varia entre as pessoas, cada paciente tem necessidades e expectativas próprias neste sentido. Há sempre uma recuperação fisiológica padrão, mas com particularidades pessoais importantes influenciadas pela genética, rotina, período de vida cronológico e emocional entre outros fatores variáveis.  O principal do tratamento pós-operatório é à busca do controle do edema (inchaço) que aparece inevitavelmente após as cirurgias. Para isto serão analisadas as características decorrentes à cirurgia, neste momento, também serão comparados os dados documentados na avaliação pré-cirúrgica. O planejamento do tratamento no pós-operatório é amplamente variável e depende das características apresentadas na avaliação do tipo de cirurgia realizada, região corporal operada, técnica utilizada, tempo de pós-operatório, sendo assim identificando de que maneira se pode melhorar o curso dos acontecimentos.

TRATAMENTOS, TERAPIAS COMBINADAS COM APARELHOS

Um protocolo de tratamento pós-operatório adequado é de extrema importância para a recuperação do paciente. O uso combinado de terapias como drenagem linfática, ultra-som, endermologia, microcorrentes, termoterapia, vácuoterapia e outros adequados a cada caso fazem com que o corpo reaja melhor, facilita a modelagem facial e corporal, melhora a cicatrização e acelera a recuperação.

A interação do cirurgião plástico e do terapeuta no atendimento ao paciente ocasionará um melhor controle sobre as reações pós-operatórias.

RECURSOS

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática é uma técnica de massagem, que é efetiva em toda alteração edematosa, quando o corpo fica sobrecarregado por excesso de líquidos que não consegue absorver. Visa à redução do edema (inchaço), drena metabólitos, e potencializa função imunológica. Na situação pós-operatória é executada com manobras específicas tendo como objetivo direto o aumento da velocidade de seu transporte circulatório, que drenam o edema para os vasos linfáticos, responsáveis pela absorção do líquido e escoamento para a corrente sangüínea, de onde será excretado pela urina. A técnica manual propicia que a profissional observe regiões com nódulos, ondulações, edemas, acúmulo de seroma e trabalhe mais no local afetado dependendo do caso. Nenhum aparelho, por mais sofisticado que seja, pode substituir a mente, a sensibilidade e as mãos treinadas de um terapeuta de Drenagem Linfática Manual.

Ultrasom

Devido à sua ação anti-inflamatória o ultra-som é muito usado na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose (cicatriz interna). Esse aparelho proporciona o reparo de tecidos lesados e também pode reduzir a dor ocasionada por trauma cirúrgico. A irradiação ultra-sônica potencializa a ação dos fibroblastos, células de vital importância no processo de reparação dos tecidos, fazendo uma remodelação do colágeno, melhorando a sua qualidade, tornando-o mais resistente e mais elástico.

Microcorrentes

No pré-operatório as microcorrentes auxiliam no preparo dos tecidos onde se pretende acentuar a elasticidade, a nutrição e a circulação sanguínea e linfática da pele o que favorece na intervenção cirúrgica. No pós-operatório agem no processo de reabsorção de hematomas e edemas e ainda na cicatrização dos tecidos. Também muito utilizada na recuperação de cicatrizes.

Vácuoterapia

É um aparelho de eletrosucçao age mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. Trabalha desde as camadas da pele até a musculatura subjacente, auxiliando na drenagem linfática, nas aderências e na fibrose.

Endermologia

Equipamento que massageia a pele com movimentos de sucção à medida que roletes deslizam sobre a pele criam uma dobra cutânea que é repetidamente segura e solta através de uma série de manobras, massageando o tecido conjuntivo e reduzindo aparência nodular ou de ondulações. No pós-operatório de cirurgia plástica age na modulação de aderência e fibroses que poderão surgir se não forem drenadas, mas este equipamento é utilizado no estágio avançado e não imediato de pós-cirúrgico.