Tratamento de cicatrizes - Clínica Landecker

Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.

Obrigado!

As cicatrizes causam grande incômodo na maioria das pessoas, por esse motivo, é cada vez mais comum a busca por algum tipo de tratamento para essas marcas.

Formadas por um tecido fibroso, as cicatrizes são causadas por algum tipo de lesão sofrida na pele, sejam por conta de ferimentos e queimaduras, ou causados por cirurgia, como a cesariana.


Como fazer um tratamento de cicatrizes?

Devido às múltiplas causas das cicatrizes, suas formas e tamanhos, é importante saber qual o tratamento mais indicado para cada situação. Um tratamento de cicatrizes adequado é fundamental após qualquer cirurgia plástica e pode ajudar a evitar o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e queloides.

Atualmente, existem diversos tratamentos que utilizam técnicas consagradas, como a realização de massagens com cremes específicos e a utilização de placas de silicone. O objetivo final é sempre utilizar as técnicas e materiais mais refinados na tentativa de acelerar o amadurecimento das cicatrizes, tornando essas marcas mais finas e praticamente imperceptíveis.


Tipos de tratamento de cicatrizes

Antes de tudo, é importante salientar que não é possível eliminar completamente a cicatriz, pois uma pele substituta nunca será igual à anterior. No entanto, é possível conseguir resultados bastante satisfatórios se o tratamento for realizado da forma adequada. O uso combinado de terapias melhora a cicatrização e acelera a recuperação do paciente. Além disso, a técnica utilizada pelo cirurgião deve sempre visar a minimização dessas cicatrizes.

Conheça abaixo alguns dos tratamentos de cicatrizes mais procurados para suavizar suas marcas.


Dermocosméticos

A indicação de dermocosméticos específicos podem ajudar muito no tratamento das cicatrizes, uma vez que eles possuem propriedades específicas que estimulam a produção de colágeno e elastina, reduzem as manchas e aceleram o processo de produção de melanina.


Peeling de Cristal

Esse tratamento promove a esfoliação através da aplicação de microcristais de óxido de alumínio na pele. O procedimento desencadeia uma inflamação aguda localizada, fazendo com que os fibroblastos produzam colágeno para a regeneração da pele.

Trata-se de um importante recurso terapêutico para melhorar o aspecto do tecido cutâneo por meio da renovação celular, diminuição de rugas finas e tratamento de manchas, estrias e cicatrizes. O Peeling de Cristal pode ser realizado em pacientes de todas as idades e tipos de pele. Além disso, o tratamento apresenta bons resultados, simplicidade e rápida recuperação, ao contrário de métodos mais agressivos, como a dermoabrasão.


Peeling Químico

Essa é uma das técnicas mais conhecidas de clareamento de pele. Nesse tratamento, são utilizados diversos ácidos sobre a pele que ajudam a suavizar as marcas e manchas, além de causar uma descamação na pele que elimina as camadas mais danificadas. O peeling químico estimula o crescimento de uma nova camada lisa na pele e promove a renovação das células.


Dermoabrasão

É um procedimento que utiliza lixas de alta rotação para executar um peeling mais profundo e pode ser realizado após uma cirurgia. Esta técnica oferece ótimos resultados em pacientes portadores de cicatrizes deprimidas ou irregulares, como as decorrentes de acne.

Importante lembrar que pacientes submetidos à dermoabrasão necessitam de cuidados específicos durante o pós-operatório, especialmente em relação à aplicação de cremes e à exposição solar. A área tratada pode apresentar aspecto rosado por algumas semanas, adquirindo coloração normal com o amadurecimento da cicatriz. Para que o resultado final seja atingido, poderá ser necessária mais de uma sessão.


Laser

Atualmente, o laser é uma das principais ferramentas no combate às cicatrizes inestéticas. Vários estudos têm demonstrado que a luz pulsada melhora a vermelhidão, o tamanho e os sintomas dolorosos que, frequentemente, estão presentes nestes pacientes, com pouquíssimos efeitos colaterais. Após a aplicação, pode haver vermelhidão, inchaço e problemas de pigmentação, mas felizmente, estes efeitos tendem a ser temporários e de fácil resolução.

Cicatrizes atróficas, que geralmente se apresentam como depressões na pele, podem ser melhoradas de 50% a 80% pelos lasers chamados ablativos. Estes lasers destroem as camadas mais superficiais da pele com enorme precisão e fazem com que o colágeno subjacente prolifere e se remodele. Com isso, as depressões tendem a ser preenchidas, nivelando a pele.

Todo laser deve ser aplicado somente por profissionais habilitados, pois há risco de problemas de pigmentação e queimaduras.


Onde realizar o tratamento de cicatrizes?

Todos esses procedimentos devem ser realizados por profissionais devidamente qualificados e em consultórios apropriados.

Além dessas técnicas citadas acima, há também a possibilidade do paciente realizar uma cirurgia para amenizar as manchas. Vale ressaltar que o objetivo de todos esses métodos é acelerar o amadurecimento das cicatrizes e obter cicatrizes finas e praticamente imperceptíveis.

Para agendar sua consulta na Clínica Landecker, preencha o formulário abaixo ou clique aqui para conversar com a nossa equipe pelo WhatsApp.

como_tratar_cicatrizes como_tratar_cicatrizes

agende sua consulta





Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

É necessário aceitar os termos de Política de Privacidade