Rinoplastia Preservadora - Cirurgia Plástica de Nariz - Clínica Landecker

Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.

Obrigado!

A rinoplastia preservadora é uma cirurgia plástica no nariz que tem como objetivo esculpir o dorso e a ponta nasal com menor trauma cirúrgico possível. O grande diferencial desse procedimento é que ele visa preservar ao máximo as cartilagens, músculos e ligamentos da região.

Essa técnica pode resultar em um menor tempo de recuperação, proporcionando uma melhor experiência ao paciente e reduzindo a dor e inchaço após a cirurgia no nariz.

Entenda o procedimento de Rinoplastia Preservadora

A filosofia de rinoplastia preservadora foi desenvolvida há alguns anos na tentativa de tornar a rinoplastia primária menos traumática.

Na verdade, trata-se da reedição de algumas técnicas antigas somadas a refinamentos técnicos importantes desenvolvidos na atualidade, visando tornar a recuperação dos pacientes após a cirurgia mais rápida e confortável.

Alguns desses refinamentos são:

Segundo os defensores da técnica, o menor trauma cirúrgico graças a essas manobras tornaria eventuais reoperações teoricamente mais fáceis. Em narizes operados primariamente através da técnica estruturada, técnicas complexas usando cartilagem costal e camuflagem com pericôndrio são frequentemente necessárias para consertar o nariz.

A Técnica

01

Entendendo

Em termos de via de acesso, a rinoplastia preservadora pode ser realizada com sucesso pela via fechada ou aberta, dependendo do caso e da preferência do cirurgião.

02

INDICAÇÃO

Em geral, a rinoplastia preservadora é indicada para narizes que possuem um esqueleto de sustentação com cartilagens FORTES, pois nesses pacientes há menor necessidade de estruturação usando enxertos.

03

Via Fechada

O uso da via fechada é indicado principalmente para pacientes que possuem uma ponta nasal satisfatória e apenas indicação de redução do dorso nasal, preservando uma anatomia da ponta totalmente intacta.

04

Via ABERTA

Quando existe a necessidade de alteração significativa da ponta nasal, especialmente em relação à definição, posicionamento das cartilagens, projeção e rotação, a via aberta pode ser mais efetiva.

05

CONTRA-INDICAÇÃO

Em narizes com cartilagens frágeis e pele mais espessa/pesada, a técnica Rinoplastia Estruturada pode oferecer resultados mais consistentes, pois a necessidade de estruturação (e ocasionalmente aumentos de volume) é maior.

Como é feita a Rinoplastia Preservadora?

Após realizar as incisões para abertura do nariz, a dissecção entre a pele e as cartilagens pode ser realizada através do plano subpericondral, fato que gera menor formação de inchaço, alterações de sensibilidade, fibrose e afinamento da pele a longo prazo após a cirurgia.

A preservação dos ligamentos entre as cartilagens, e nas junções entre as cartilagens e a pele, também pode ser feita antes de esculpir as cartilagens, usando técnicas avançadas de suturas, tensionamento e reposicionamento.

Feito isso, os ligamentos são reconectados ao esqueleto cartilaginoso no final da cirurgia. Enxertos de cartilagem menores e em geral menos complexos do que os usados na técnica estruturada podem ser usados para fortalecer a ponta. Do ponto de vista estrutural, a filosofia da técnica é tentar evitar a todo custo a ressecção das cartilagens, visando assim evitar o enfraquecimento do esqueleto de sustentação da ponta.


Rinoplastia aberta x Rinoplastia fechada

Em termos de via de acesso, a rinoplastia preservadora pode ser realizada com sucesso pela via fechada ou aberta, dependendo do caso e da preferência do cirurgião. Mas afinal, qual a diferença entre as duas abordagens?

Para você entender melhor essa diferença, clique na imagem abaixo e assista a um vídeo preparado pelo Dr. Alan Landecker:


Tratamento do dorso na Rinoplastia Preservadora

Em geral, a redução da altura do dorso usando a técnica preservadora é indicada em casos de rinoplastia primária em que:

Além disso, é mais seguro utilizar a técnica em pacientes que antes da cirurgia possuem linhas dorsais harmônicas (isso acontece em geral quando elas correm praticamente em paralelo ao longo do dorso) e um nariz.

Embora seja possível corrigir um nariz tortos e/ou com gibas irregulares através de septoplastias complexas e osteotomias assimétricas, a complexidade aumenta e casos assim devem ser realizados apenas por cirurgiões extremamente experientes para evitar complicações.


Quais são as indicações da Rinoplastia Preservadora?

A indicação da Rinoplastia Preservadora deve ser cuidadosa e criteriosa, pois a técnica também possui uma curva de aprendizado. Em geral, essa técnica de Rinoplastia funciona melhor em pacientes que possuem um esqueleto de sustentação com cartilagens fortes, pois neles a necessidade de estruturação é menor.

Em narizes com cartilagens frágeis e pele mais espessa/pesada, a técnica Rinoplastia Estruturada pode oferecer resultados mais consistentes, pois a necessidade de estruturação (e ocasionalmente aumentos de volume) é maior.


Como é a consulta pré-operatória para a Rinoplastia Preservadora?

Durante a consulta médica, o paciente é avaliado através de uma detalhada entrevista e exame físico. Feito isso, fotografias profissionais são realizadas e importadas para um sofisticado software de simulação computadorizada. Usando essa tecnologia, o Dr. Alan Landecker analisará as proporções do seu nariz em detalhes e formulará um plano cirúrgico individualizado que levará em conta principalmente as suas expectativas e a possibilidade de atendê-las.

O planejamento é dimensional, pois considera fatores importantes como a altura do paciente, proporções faciais, projeção e anatomia da fronte e do mento, tamanho da boca e dos olhos e aspectos biopsicossociais. Todos os detalhes do procedimento serão explicados seguindo a filosofia que norteia a clínica oferecer a você um nariz bonito, funcional e que não pareça operado.

Finalmente, você será informado sobre o processo completo de avaliação clínica antes da cirurgia, que inclui tomografias computadorizadas, recuperação pós-operatória e detalhes logísticos importantes.


Como é a anestesia na Rinoplastia Preservadora?

A Rinoplastia Preservadora é realizada pelo Dr. Alan Landecker em hospitais de alto nível e segurança, somente usando anestesia geral. Essa técnica oferece mais segurança e conforto ao paciente devido à maior proteção das vias aéreas e melhor controle do nível de consciência.

Utilizamos equipamentos e drogas modernas de metabolização rápida para que o despertar seja rápido e suave, fazendo com que o paciente receba alta no mesmo dia da cirurgia.


Como é o pós-operatório na Rinoplastia Preservadora?

Assim como qualquer outra cirurgia, é preciso ter alguns cuidados pós-operatórios na Rinoplastia. Após a realização do processo, um curativo é colocado para proteger a região esculpida e minimizar o inchaço.

Durante o pós-operatório, é ideal que:

Vale ressaltar que, durante esse período, é importante que o paciente aguarde a cicatrização para analisar as mudanças após a cirurgia. Isso ajuda a evitar frustrações, pois o resultado dessa cirurgia demora um tempo para ser percebido e isso é absolutamente normal.

Clique na imagem abaixo e assista a um vídeo do Dr. Alan Landecker sobre cuidados no pós-operatório de cirurgias plásticas:


Rinoplastia Preservadora e a importância da escolha de um especialista em rinoplastia

Antes de realizar a rinoplastia preservadora, tenha em mente que pesquisar uma clínica de cirurgia plástica de confiança, além de escolher um profissional competente e especializado, é fundamental.

Todo cirurgião plástico no Brasil deve ser obrigatoriamente membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, pesquisar sobre as especialidades do médico, comprovadas por meio de publicações de artigos científicos, e analisar os resultados atingidos pelo profissional são etapas necessárias no processo de escolha do profissional.

Ouvir relatos de pacientes que já foram atendidos pelo médico ajuda a entender quais os métodos utilizados no pré e pós-operatório. Trata-se de um processo complexo, mas que precisa ser realizado antes da escolha do cirurgião plástico, para evitar frustrações e complicações futuras.

Rinoplastia Preservadora

Quando comparado à filosofia preservadora, a Rinoplastia Balanceada oferece melhor sustentação dos eixos responsáveis pelo formato da ponta nasal.

agende sua consulta





    Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

    É necessário aceitar os termos de Política de Privacidade