Rinoplastia: Tudo o que você precisa saber sobre a Cirurgia de Nariz

Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.

Obrigado!

A cirurgia no nariz, mais conhecida como rinoplastia, é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica, sendo o terceiro procedimento mais realizado no país.

Esse tipo de cirurgia é muito procurado por homens e mulheres por diferentes motivos: insatisfações estéticas com o nariz, correção de anomalias de crescimento, desvio do septo, problemas respiratórios, além de distorções causadas por traumatismo.

Assista ao vídeo para entender mais sobre a cirurgia de nariz:

A Rinoplastia exige muito cuidado por parte do especialista, já que a aparência desse órgão é responsável por grande parte da harmonia facial. Para que você entenda de forma mais clara como funciona a cirurgia plástica no nariz, nesta página tem um guia completo sobre o assunto.


Princípios da Rinoplastia

Existem duas filosofias cirúrgicas muito conhecidas quando o assunto é rinoplastia: preservadora e estruturada. Ambas podem ser utilizadas em casos de primeira cirurgia (rinoplastia primária) e para reconstruir o nariz em pacientes cuja cirurgia anterior resultou em deformidades estéticas e/ou funcionais (rinoplastia secundária).

Recentemente, o Dr. Alan Landecker, cirurgião plástico responsável pela Clínica Landecker, desenvolveu uma nova técnica de rinoplastia: a Rinoplastia Balanceada. Esse procedimento utiliza a técnica ultrassônica aliada às duas principais técnicas cirúrgicas de rinoplastia – estruturada e preservadora – com o objetivo de aumentar a versatilidade da Rinoplastia Preservadora e diminuir o trauma cirúrgico da Filosofia Estruturada.

É importante ressaltar que a cirurgia de nariz pode ser realizada com fins estéticos, mas também otimizar as funções respiratórias e o planejamento cirúrgico deve ser feito pelo cirurgião plástico, visando ao máximo os objetivos principais do paciente.

A Rinoplastia

01

Entendendo

A rinoplastia visa melhorar o funcionamento ou estética do nariz, corrigindo alterações do dorso e ponta nasal.

02

Ossos e Cartilagem

Durante a cirurgia, os ossos e cartilagem devem ser esculpidos de acordo com as características anatômicas de cada paciente, visando melhorar a harmonia facial.

03

Aplicando os enxertos

O resultado é um nariz mais delicado, com melhor definição da ponta, retificação do dorso e preservação da função respiratória.

Quais são as indicações da Rinoplastia?

As principais indicações de uma cirurgia plástica no nariz são:

Em relação ao procedimento com fins estéticos, com o avanço das técnicas da rinoplastia, é possível reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.


Com quantos anos pode fazer rinoplastia?

O ideal é que a rinoplastia ocorra após os 16 anos de idade, quando está encerrada a fase de crescimento septal – a menos que se trate de casos especiais onde há o desvio septal severo.


Técnicas de Rinoplastia

A rinoplastia moderna, que deve ser realizada por um especialista em rinoplastia, tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. Para isso, podemos utilizar 4 diferentes técnicas:

Rinoplastia Estruturada:  essa é a mais consistente, precisa e eficiente das técnicas. Ela consiste na aplicação de enxertos de cartilagem e de pontos de fixação, usados para fortalecer a estrutura esquelética nasal e reconstruir ligamentos interrompidos durante o processo cirúrgico. A Rinoplastia Estruturada, tem como objetivo preservar elementos estruturais chaves, visando reposicionar a cartilagem e reforçar a infraestrutura óssea.

Rinoplastia Preservadora: o objetivo desta técnica é visualizar o esqueleto do nariz completamente, utilizando a abordagem aberta; esculpir as cartilagens e ossos de forma conservadora, precisa e simétrica; melhorar a parte respiratória, tratando desvios de septo ou hipertrofia de cornetos simultaneamente à parte estética, e fortalecer o esqueleto nasal remanescente. Isso é feito usando enxertos de cartilagem (retirada do septo, costela ou orelhas) na forma de vigas de sustentação invisíveis.

Rinoplastia Redutora: é a técnica mais tradicionalmente realizada no Brasil. Nesta cirurgia, os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e quantidades variáveis de cartilagem e osso são retiradas do esqueleto do nariz. Diferente da técnica estruturada, na qual nós reposicionamos as cartilagens, a redutora consiste em remover os ossos e cartilagens, modificando assim, a estrutura nasal.

Rinoplastia Balanceada: a cirurgia geralmente é feita pela via aberta, sendo que o dorso do nariz é tratado com a tecnologia ultrassônica e o método de preservação (com nuances de estruturação) no qual se esculpe o dorso nasal com o menor trauma cirúrgico possível e mantendo a anatomia original.⁣ A ponta nasal é esculpida usando um algoritmo de técnicas consagradas da filosofia estruturada, porém com a incorporação de nuances preservadoras.⁣


Como é a consulta pré-operatória para a Rinoplastia?

Durante a consulta médica, o paciente é avaliado através de uma detalhada entrevista e exame físico. Feito isso, fotografias profissionais são realizadas e importadas para um sofisticado software de simulação computadorizada. Usando essa tecnologia, o Dr. Alan Landecker analisará as proporções do nariz em detalhes e formulará um plano cirúrgico individualizado, que levará em conta principalmente as expectativas do paciente e a possibilidade de atendê-las.

O planejamento é dimensional, pois considera fatores importantes como a altura do paciente, proporções faciais, projeção e anatomia da fronte e do mento, tamanho da boca e dos olhos e aspectos biopsicossociais. Todos os detalhes do procedimento serão explicados conforme a filosofia que norteia a Clínica Landecker para oferecer ao paciente um nariz bonito, funcional e que não pareça operado.

Ao final da consulta, o paciente é informado sobre o processo completo de avaliação clínica antes da cirurgia, que inclui tomografias computadorizadas, recuperação pós-operatória e detalhes logísticos importantes.


Como é a anestesia na Rinoplastia?

A anestesia na rinoplastia é um grande medo de muitos pacientes. Antes de qualquer cirurgia, o paciente precisa se submeter a uma série de exames pré-operatórios para comprovar que é seguro realizar aquele procedimento.⁣

Quando o paciente chega ao hospital, ele passa por uma entrevista bastante detalhada com o anestesista, que faz um questionário com o paciente para entender se ele tem alguma alteração, como pressão alta e alergias a medicamentos, se já fez cirurgias, se já tomou outras anestesias, entre uma série de perguntas. Todo esse processo é feito para que o médico se certifique de todo o histórico do paciente.⁣

Na cirurgia plástica de nariz, os profissionais da Clínica Landecker preferem aplicar a anestesia geral, pois ela impermeabiliza a via aérea, evitando assim a entrada de qualquer tipo de líquido. Esse procedimento evita que o sangue que flui após a cirurgia entre nas vias respiratórias, o que diminui o risco de complicações, como pneumonia.⁣


Rinoplastia: pós-operatório e resultados

O pós-operatório da Rinoplastia requer cuidados específicos, principalmente porque a rinoplastia é uma cirurgia plástica complexa. Por isso, vale ressaltar que o paciente deve seguir as orientações médicas de forma rigorosa, a fim de evitar complicações. Confira algumas orientações:


Quanto custa Rinoplastia?

Hoje é possível encontrar a mesma cirurgia com preços muito diferentes e são muitos os fatores que determinam quanto custa uma cirurgia:

Para agendar sua consulta na Clínica Landecker, preencha o formulário abaixo ou clique aqui para conversar com a equipe no WhatsApp.

A chave da beleza é a harmonia.

A Rinoplastia Balanceada visa combinar a confiabilidade da filosofia estruturada com a delicadeza da rinoplastia preservadora. É indicada em pacientes com determinados tipos de dorso nasal, qualquer tipo de ponta e todas as espessuras de pele.

agende sua consulta





Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

É necessário aceitar os termos de Política de Privacidade