Mentoplastia - Clínica Landecker

Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.

Obrigado!

A Mentoplastia é a cirurgia no queixo que tem a função de reduzi-lo ou aumentá-lo, de acordo com a harmonia facial desejada.

Antes de realizar esse procedimento é necessário analisar o rosto em três partes: a testa, o nariz e o queixo. Esses três elementos precisam estar em harmonia.

O queixo é absolutamente fundamental, especialmente quando você está planejando uma cirurgia de nariz.

Primeiro deve-se observar como é a forma da mandíbula. Para isso, é realizada uma análise facial que identifica o perfil de um paciente com desarmonia facial.

É imperativo determinar se o que ocorre é uma deformidade de oclusão e/ou esquelética, ou se o mento encontra-se apenas projetado ou retraído. Então, a partir dessa análise será determinado o que é necessário fazer para que o paciente tenha um queixo mais harmônico com o restante da face.

Para pacientes que buscam aumentar o queixo sem cirurgia plástica, é possível fazer preenchimento com ácido hialurônico, considerado um procedimento transitório que oferece o resultado desejado por cerca de 1 ano a 1 ano e meio.

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo para entender mais sobre a mentoplastia:

Como é realizada a mentoplastia?

Em geral, existem duas maneiras do paciente melhorar um queixo retraído. A primeira é através de uma prótese de polietileno e a segunda por deslizamento ósseo e fixação com placas e parafusos – o que chamamos de osteotomia.

Em casos de cirurgia de queixo com prótese, o cirurgião bucomaxilo irá fazer uma incisão por dentro da boca e inserir ali uma prótese de polietileno, fixando essa prótese com parafusos. O método é usado em pacientes que não desejam uma cirurgia tão pesada do ponto de vista de pós-operatório, e também para quem não precisa de um aumento tão grande no mento. Esse método tem a desvantagem de não oferecer qualquer tipo de benefício funcional.

Já o deslizamento ósseo é um método que também é feito por dentro da boca e consiste no deslizamento do osso para a frente, que é fixado com plaquinhas e parafusos. Este é um método muito interessante, pois elimina a necessidade do uso de prótese e utiliza tecidos naturais do próprio corpo, que tracionam a musculatura e melhoram as vias aéreas.

ATENÇÃO: Não recomendamos o uso da prótese de silicone para a cirurgia no queixo, pois ela causa erosão óssea no mento. O silicone vai corroendo o osso por trás, levando a uma perda de projeção gradual do mento.

A Técnica

Mentoplastia: Cirurgia no queixo

01

INDICAÇÃO

Mentoplastia é indicada em pacientes com proeminência excessiva ou pouca projeção na região do mento (queixo).

Mentoplastia: Cirurgia no queixo

02

COMO É FEITA?

No caso de aumento do queixo, o resultado pode ser obtido através de preenchimento com ácido hialurônico, prótese de polietileno ou deslizamento ósseo.

Mentoplastia: Cirurgia no queixo

03

RESULTADO FINAL

O resultado da mentoplastia é uma harmonia final na face com proporcionalidade bem definida entre testa, nariz e o queixo.

Como é a recuperação e o pós-operatório da mentoplastia?

Na maioria dos casos, o paciente que realiza cirurgia de queixo possui alta no mesmo dia. Quando um implante é colocado, a prótese é mantida imobilizada por cerca de uma semana. Caso tenha sido feita uma lipoaspiração do pescoço em conjunto, ele também fica protegido por uma faixa.

O período de reabilitação após a mentoplastia pode levar várias semanas e os primeiros 10 a 14 dias são caracterizados pelo edema, ou seja, o inchaço da região. Após esse período, os pacientes retornam às suas atividades laborais. Também pode ocorrer dormência do lábio e queixo, mesmo que temporária.

No pós-operatório da mentoplastia, é preciso manter a cabeceira elevada e evitar dormir deitado de lado. Como em outros procedimentos cirúrgicos, deve-se evitar a exposição solar enquanto houver hematomas.

No início do período de recuperação, é preferível optar por uma dieta líquida, progredindo gradualmente, para alimentos mais macios. Ao final de uma semana, costuma-se liberar o paciente para a ingestão de alimentos normalmente.

Outro ponto importante que deve ser considerado é o reforço da higiene oral com soluções antissépticas, principalmente se a incisão foi feita de forma intraoral.


Mentoplastia e a importância da escolha de um médico especialista

Mentoplastia: Cirurgia no queixo

Mentoplastia: Cirurgia no queixo

Antes de realizar a mentoplastia, tenha em mente que pesquisar uma clínica de cirurgia plástica de confiança, além de escolher um profissional competente e especializado, é fundamental.

Todo cirurgião plástico no Brasil deve ser, obrigatoriamente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, pesquisar sobre as especialidades do médico, comprovadas por meio de publicações de artigos científicos, e analisar os resultados atingidos pelo profissional são etapas necessárias no processo de escolha do profissional.

Ouvir relatos de pacientes que já foram atendidos pelo médico ajuda a entender quais os métodos utilizados no pré e pós-operatório. Trata-se de um processo complexo, mas que precisa ser realizado antes da escolha do cirurgião plástico, para evitar frustrações e complicações futuras.

Avaliar com precaução todos esses detalhes antes da cirurgia de queixo é importante para evitar frustrações no pós-operatório e garantir a sua segurança durante todo o processo da cirurgia.

Para agendar sua consulta na Clínica Landecker, preencha o formulário abaixo!

A chave da beleza é a harmonia.

A chave da beleza é a proporcionalidade, ou seja, a harmonia. O cirurgião plástico atua considerando as características de cada um, além das preferências de cada paciente. Sempre com o objetivo de obter um aspecto mais natural e harmônico com o formato do rosto.

agende sua consulta





    Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

    É necessário aceitar os termos de Política de Privacidade

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.