Lipoaspiração - Redução das Gorduras Localizadas - Clínica Landecker

Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.

Obrigado!

A lipoaspiração é um procedimento muito procurado para retirar o excesso de gordura localizada sob a pele, visando um corpo com contornos suaves e proporcionais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração é o segundo procedimento mais realizado dentro da cirurgia plástica no Brasil. Essa cirurgia plástica pode ser feita em qualquer parte do corpo que tenha gordura localizada, como abdômen, região dorsal, coxas e braços, resultando em cicatrizes bastante discretas.

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre o procedimento Lipoaspiração:

Como é feita a lipoaspiração?

A principal função durante o processo dessa cirurgia é aspirar as gorduras localizadas para fora do corpo, utilizando uma solução chamada “tumescente”, que é composta por adrenalina, soro fisiológico e anestésico. Essa solução auxilia a gordura a se desprender com maior facilidade das regiões corporais e ainda facilita a recuperação do paciente no pós-operatório.

Na segunda etapa, o profissional usa ainda cânulas ocas, equipamentos que conseguem aspirar as gorduras localizadas, modelando de forma contínua e regular as regiões corporais.

Trata-se de uma cirurgia estética, que visa alterar os contornos do corpo para torná-lo mais harmônico esteticamente. Além disso, ela pode ser facilmente associada a outros tratamentos corporais e costuma durar, em média, duas horas. Este é um procedimento cirúrgico relativamente seguro e simples.

A Técnica

01

Indicação

A lipoaspiração é uma cirurgia recomendada para reduzir a gordura localizada em pontos-chave onde a eliminação não ocorre com facilidade e alguns pacientes.

02

COMO É FEITA?

O profissional usa ainda cânulas ocas, equipamentos que conseguem aspirar as gorduras localizadas, modelando de forma contínua e regular as regiões corporais.

03

RESULTADO

O resultado esperado para a cirurgia são contornos mais harmônico esteticamente para o corpo.

Quais são os principais tipos de lipoaspiração?

Existem diferentes técnicas de lipoaspiração que se diferem principalmente pela localização corporal na qual o procedimento pode ser realizado para a retirada de gordura. Conheça a seguir alguns dos principais tipos:

Lipoaspiração de papada
A “papada” é aquela região do pescoço, logo abaixo do queixo, que está propensa a acumular gordura e que, em alguns casos, pode ter um aspecto flácido. A lipoaspiração nesse caso tende a retirar a gordura localizada nessa região, melhorando o aspecto do pescoço e rejuvenescendo o rosto.

Lipoaspiração no braço
Os braços também são regiões propensas ao acúmulo de gordura. Por isso, esse tipo de lipoaspiração é bastante comum para aprimorar o contorno desta região, reduzindo consideravelmente o acúmulo de gordura.

Lipoaspiração nos flancos
Os flancos são aquelas regiões acima do culote e próximas à cintura que, quando possuem acúmulo de gordura, modificam negativamente o formato dos quadris. A lipoaspiração nos flancos visa acentuar ainda mais a forma da cintura, melhorando esteticamente o contorno dos quadris.

Lipoaspiração abdominal
Essa lipoaspiração é uma das mais comuns e visa, como o próprio nome já sugere, reduzir as gorduras indesejáveis na região abdominal. Os resultados dessa lipoaspiração tendem a ser bastante satisfatórios em pouco tempo após o procedimento cirúrgico — e ainda mais positivos após a absorção completa do inchaço.


Quais são as indicações da lipoaspiração?

Lipoaspiração é uma cirurgia indicada para pacientes que estão no peso ideal ou muito próximo disso para eliminar pequenos depósitos de gordura localizada.

Esta é a cirurgia melhor indicada também para pacientes que não têm flacidez de pele. Isso ocorre porque quando se retira a gordura que está embaixo da pele, depende-se de sua elasticidade para que ela retraia e o paciente obtenha o novo contorno.

Uma pele flácida e solta não tem uma capacidade tão boa de retração e, com isso, pode-se gerar uma alteração de contorno que não é tão favorável. Logo, neste tipo de paciente, normalmente é preciso também retirar essa pele, implicando em cirurgias maiores.

É importante lembrar que esta não é uma cirurgia indicada para pacientes que estão acima do peso. Isso é uma máxima na cirurgia plástica!


Quais cuidados tomar antes de realizar uma lipoaspiração?

Os cuidados pré-operatórios básicos são válidos para quase todas as cirurgias plásticas e, quando são praticados com antecedência (meses antes da cirurgia), apresentam resultados muito satisfatórios para o paciente.

Os cuidados pré-operatórios da lipoaspiração são:

A qualidade da alimentação da paciente é de extrema importância para evitar a falta de nutrientes e vitaminas que possam levar à anemia, principalmente na lipoaspiração, pois essa cirurgia aspira a gordura e com ela é aspirada também certa quantidade de sangue. Além disso, um corpo bem nutrido tem uma recuperação mais rápida e pode evitar complicações durante a cirurgia plástica.


Como é o pós-operatório da Lipoaspiração?

Para garantir uma boa recuperação da lipoaspiração e resultados satisfatórios é necessário tomar alguns cuidados após a cirurgia, tais como:

Os pontos da lipoaspiração são retirados, em média, após 7 a 10 dias da cirurgia e qualquer esforço físico só é permitido um mês depois do procedimento cirúrgico. O ideal é que nos primeiros dias o paciente mantenha-se em repouso absoluto, tomando uma grande quantidade de líquidos isotônicos, para repor os nutrientes perdidos após a cirurgia.

Além disso, é recomendado proteger a pele por um período de até dois meses após a cirurgia, para evitar manchas que podem ser causadas pelos raios solares.


Dúvidas frequentes sobre a lipoaspiração

Existem muitos mitos sobre a cirurgia de lipoaspiração e, por este ser um procedimento muito procurado, é importante que o paciente tenha clareza sobre como funciona a cirurgia.

A lipoaspiração é uma cirurgia perigosa?

Este é um grande mito que existe sobre o tema! A lipoaspiração é um procedimento seguro, mas como em toda cirurgia, ela não é isenta de riscos. Quanto maior for o procedimento, maiores serão os riscos. Porém, mesmo as lipoaspirações de maiores proporções possuem baixos índices de complicações, desde que sejam realizadas por um especialista e em ambiente hospitalar.

A lipoaspiração emagrece?

A cirurgia de lipoaspiração não deve ser realizada visando o emagrecimento, pois ela é indicada para pessoas que estão relativamente em seu peso ideal, que não conseguem eliminar a gordura localizada através de dietas ou exercícios. Em alguns casos, há redução de medidas, mas não há redução significativa de peso.

Mesmo após a cirurgia é possível voltar a engordar?

A lipoaspiração retira os depósitos de gordura de algumas áreas do corpo, mas isso não altera o metabolismo do paciente. Sendo assim, se ele não se alimentar corretamente e praticar atividades físicas, voltará a acumular gordura na região lipoaspirada, assim como em outras áreas. Esse fator pode comprometer o resultado da lipoaspiração.


Lipoaspiração e a importância da escolha de um médico especialista

Pelo fato da lipoaspiração tratar-se de uma cirurgia plástica, o ideal é sempre analisar minuciosamente o perfil do cirurgião plástico antes de escolher uma clínica de cirurgia plástica. Todo cirurgião plástico precisa ser, obrigatoriamente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, se possível, conversar com antigos pacientes do profissional pode ajudar a ter uma noção de como o médico trabalha e dos resultados atingidos por ele.

Trata-se de um processo detalhista, mas que se torna essencial para garantir a sua segurança tanto no pré quanto no pós-operatório.

A chave da beleza é a harmonia.

A chave da beleza é a proporcionalidade, ou seja, a harmonia. Nos procedimentos corporais, o peso e a altura sugerem as medidas ideais para implantes mamários, redução mamária, cirurgia de lipoaspiração e cirurgia de abdome. O cirurgião plástico estipula uma margem de formatos e volumes considerando as características de cada um, além das preferências de cada paciente. 

agende sua consulta





    Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

    É necessário aceitar os termos de Política de Privacidade