Vias de Acesso da Rinoplastia Balanceada - Clínica Landecker

Via de Acesso

A Rinoplastia Balanceada pode ser realizada pela via fechada ou aberta. A via aberta é a preferida na imensa maioria dos casos devido aos seguintes fatores:

• A rinoplastia aberta oferece visualização direta e completa do esqueleto que forma o dorso e a ponta do nariz, tornando o diagnóstico das alterações mais preciso.

• A via aberta facilita a dissecção entre a pele e o esqueleto ósteo-cartilaginoso no plano subpericondrial, quando essa tática é indicada.

• A abordagem aberta facilita a retirada da faixa de cartilagem do septo, etapa fundamental da redução dorsal, eventuais septoplastias e a retirada de cartilagem septal para a fabricação dos enxertos que serão usados no sistema de estruturação da ponta.

• A visão direta e maior espaço oferecem a possibilidade de fixar o teto dorsal após a sua retificação, realizar as osteotomias necessárias para a mobilização completa do dorso e empregar as táticas para evitar a recidiva da giba com mais facilidade.

• O maior espaço e visualização facilitam a escultura das cartilagens, o posicionamento de pontos de moldagem nos ramos laterais das cartilagens alares, manobras de tensionamento e/ou reposicionamento e a estruturação da ponta (para definição da sua rotação e projeção) usando enxertos de cartilagem e pontos de fixação.


RINOPLASTIA VIA ABERTA

A incisão da rinoplastia aberta deve ser posicionada na parte mais estreita da columela e pode ser desenhada como um “V” invertido ou um degrau de escada. As incisões são prolongadas para dentro do nariz ao longo da borda caudal das cartilagens.

O emprego da via aberta tem as seguintes desvantagens: maior tempo cirúrgico, o inchaço da ponta pode demorar um pouco mais para desaparecer e essa abordagem deixa uma cicatriz externa praticamente imperceptível a uma distância de conversação normal. A qualidade desta cicatriz depende fundamentalmente da execução correta da incisão e do fechamento por parte do cirurgião, sendo que menos de 5% dos pacientes se queixa do aspecto estético da cicatriz após 1 ano da cirurgia. A via aberta pode ser considerada um pouco mais “agressiva”, pois uma dissecção mais extensa é necessária para expor as cartilagens.


RINOPLASTIA VIA FECHADA

Na via fechada, a cirurgia é realizada por dentro do nariz, sem incisões externas. Embora esta via de acesso ofereça visualização mais limitada das cartilagens que formam o esqueleto do nariz, pacientes com ponta nasal de aparência satisfatória e somente indicação de redução dorsal pela técnica preservadora podem ser operados com sucesso.

Enxertos de cartilagemEm geralusados para fortalecer a ponta. Do ponto de vista estrutural, a filosofia da técnica é tentar evitar a todo custo a ressecção das cartilagens, visando assim evitar o enfraquecimento do esqueleto de sustentação da ponta.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Agende sua consulta

A Clínica de Cirurgia Plástica e Estética Landecker conta com uma equipe médica comprometida e busca proporcionar conforto e segurança. Especializada em Rinoplastia, implantes mamários, cirurgia de lipoaspiração, cirurgia de abdome, cirurgia da face, cirurgia das pálpebras, orelha de abano.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.