Rinosseptoplastia – Cirurgia Estética e funcional do nariz - Clínica Landecker

A Rinosseptoplastia é a cirurgia que combina o tratamento de desvio do septo e com a correção de defeitos estéticos do nariz. O objetivo é ajustar características estéticas, bem como melhorar aspectos funcionais. Apesar de bastante comum em clínicas e consultórios de cirurgiões plásticos o procedimento ainda gera dúvidas. Vamos conhecer agora as vantagens e principais indicações para essa técnica.

Quais as principais indicações e melhores candidatos a técnica de Rinosseptoplastia?

A cirurgia é indicada quando a irregularidade do septo afeta a passagem de ar de uma ou ambas as narinas, prejudicando a respiração e tornando-a insuficiente. E também quando o indivíduo possui características físicas relacionadas ao nariz que não lhe agrada.

Com isso, além de melhorar a condição respiratória do paciente, a Rinosseptoplastia corrigirá imperfeições do nariz. É importante ressaltar que é raro encontrar pessoas que não possuem o mínimo de desvio no septo nasal, contudo, essa condição pode não significar um problema de obstrução.

Quando não é indicada?

A cirurgia não deve ser indicada quando o desvio de septo não é obstrutivo ou quando a causa da obstrução nasal é outra. A rinite é uma doença muito comum e que pode dar a sensação de nariz “entupido” por causa do aumento dos cornetos nasais, dita “carne esponjosa”. Nestes casos, é fundamental fazer um tratamento adequado da rinite com medicamentos antes de se indicar cirurgia.

Quanto à parte estética, ter expectativas reais da cirurgia é fundamental para o sucesso. Cada pessoa é diferente e o planejamento da cirurgia deve levar em conta as características do rosto e da pele da pessoa, caso contrário o resultado fica artificial.

Vantagens da Rinosseptoplastia

Além de apresentar um resultado ainda melhor, tanto para aspectos funcionais quanto físicos, realizar ambas cirurgias juntas pode gerar economia. Isso porque será utilizará a mesma anestesia e equipamentos.

Como é realizada

A Rinosseptoplastia aproxima-se da Rinoplastia no que se refere às técnicas empregadas para a execução do procedimento. O cirurgião plástico ou otorrinolaringologista responsável pelo caso pode optar por uma das duas técnicas:

Aberta: quando realiza-se uma incisão na parte externa com o descolamento do nariz. O que permite que o profissional tenha mais visão da região operada e possa fazer mudanças mais satisfatórias na estrutura do nariz;
– Fechada: nesse tipo de cirurgia as incisões são realizadas apenas por dentro do nariz, sendo que não se forma nenhuma cicatriz externa, beneficiando pessoas que tem problemas de cicatrização. Entretanto, devido à visão reduzida da área operada, é indicada apenas quando as alterações estéticas são mais simples de serem feitas.

Em ambas as técnicas empregadas, a cirurgia tem início com a correção do desvio de septo. Sendo, em muitos casos, que a cartilagem retirada ao corrigir a disfunção seja usada para remodelar o nariz, atendendo aos anseios estéticos do paciente.

Pré-operatório

Como qualquer cirurgia, são solicitados exames gerais de sangue (incluindo testes de coagulação) e eletrocardiograma. A avaliação com um clínico geral ou cardiologista é importante, e conforme esta avaliação, podem ser necessários exames adicionais.

Pós-operatório

Após a cirurgia é pouco comum o relato de dores no nariz. No entanto, caso apareçam podem ser revertidas com analgésicos prescritos.

A sensação de nariz entupido pode ser amenizada com uma higiene nasal constante, sendo comum melhorar a partir da segunda semana, quando o inchaço diminui. Já o inchaço externo é mais persistente e fica mais ameno entre um e dois meses após o procedimento.

Resultado definitivo Rinosseptoplastia

Os resultados mais definitivos podem ser observados entre seis meses e um ano após a cirurgia que é quando o inchaço desaparece por completo.

Retorno às atividades

A alta médica para retorno às atividades dependerá da recuperação do paciente. Por este motivo é importante seguir as indicações do profissional responsável à risca.

Interessado(a) em realizar a Rinosseptoplastia? Confira nosso manual do paciente.

COMENTÁRIOS

  1. Aliana07.11.17

    Adorei, parabéns pelo trabalho.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados