Rinoplastia muda a voz? - Clínica Landecker

Escrevi recentemente um artigo para o Portal Minha Vida que aborda o tema (A voz pode mudar depois de uma rinoplastia?) e acredito que seja importante abordá-lo aqui também. Pois essa é uma dúvida muito comum para quem deseja realizar uma cirurgia plástica no nariz.

Como um especialista, sempre ressalto que o objetivo de um cirurgião plástico ao realizar uma rinoplastia deve ser buscar melhorar a estética e corrigir as vias aéreas de maneira conjunta, ou seja, realizar ambas as correções em um mesmo procedimento.

Nesse caso você pode estar pensando: “mas nem todos possuem problemas respiratórios”. Sim, porém a maioria das pessoas não sabe mas possui algum grau de desvio de septo, por menor que seja, e o papel do médico é realizar uma avaliação e sempre que possível otimizar as vias aéreas.

Chegando nesse ponto é que esclarecemos essa questão, se a voz pode mudar após uma cirurgia plástica no nariz. Quando desobstruímos as vias aéreas durante o procedimento, seja com uma correção do septo ou com a retirada de carne esponjosa (hipertrofia de cornetos), isso melhora a passagem de ar e, consequentemente, pode sim alterar a voz.

PORQUE O TIMBRE DE VOZ MUDA?                            

Quando desobstruímos a passagem de ar pelo nariz, por meio da rinoplastia, também aumentamos os diâmetros das cavidades nasais, isso afeta a ressonância da voz, o que resulta em uma mudança de timbre. O que geralmente ocorre é a voz se tornar menos anasalada, portanto é uma mudança positiva.

Também é importante entender que isso não irá ocorrer em todos os pacientes que realizarem a rinoplastia. Não é possível prever essa mudança, pois isso depende de cada caso e dos problemas respiratórios apresentados. Mas, na maioria dos pacientes ocorre sim uma alteração no timbre de voz.

Alguns podem apresentar alterações praticamente imperceptíveis, outros mudanças mais notáveis, mas sempre nesse sentido de uma voz menos anasalada.

Para esclarecer outras dúvidas sobre o tema consulte um cirurgião plástico especializado em rinoplastia e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim irá garantir maior segurança para você e maior qualidade para os resultados da sua cirurgia.

Dr. Alan Landecker, Cirurgião Plástico especializado em rinoplastia, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Baixe nosso e-book

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.