Rinoplastia Estruturada: saiba tudo sobre essa técnica - Clínica Landecker
Status Atual da Rinoplastia Estruturada

Status Atual da Rinoplastia Estruturada

A rinoplastia estruturada é uma cirurgia de nariz que muitos especialistas afirmam ser a mais consistente, precisa e eficiente para manter a estrutura do nariz a longo prazo, tanto para pacientes que estão realizando a cirurgia de rinoplastia pela primeira vez, quanto para os que estão realizando a rinoplastia secundária.

Esse tipo de rinoplastia foi desenvolvido nos Estados Unidos nos anos 90 pelo Dr. Jack P. Gunter e o Dr. Dean Toriumi. O Dr. Alan Landecker, cirurgião plástico à frente da Clínica Landecker, teve o privilégio de trabalhar ambos durante seus 2,5 anos de especialização no exterior.

É a única técnica capaz de resolver problemas sérios em rinoplastias secundárias.

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo para entender mais sobre o procedimento:

Entenda o procedimento de Rinoplastia Estruturada

A rinoplasti estruturada, pode inicialmente incluir a retirada de quantidades específicas — que variam de acordo com o paciente — de ossos e de cartilagem, para que o médico consiga esculpir o nariz, conforme as necessidades e os desejos de seu paciente. O nariz tambem pode ser aumentado em determinadas regiões.

Ela difere da filosofia redutora, pois enxertos de cartilagem (advindos do septo, costela ou orelha) e pontos de fixação são usados para fortalecer a estrutura esquelética nasal e reconstruir ligamentos interrompidos durante o processo cirúrgico.

Esse processo serve para produzir um nariz esculpido e com estruturas ósseas e cartilaginosas fortalecida no final da cirurgia. Isso é de extrema importância a longo prazo, pois essas estruturas são responsáveis por manter a pele afastada e sustentada, o que garante a passagem de ar durante a respiração.

A técnica

Como é a cirurgia de Rinoplastia Estruturada?

A Rinoplastia Estruturada tem na sua primeira fase uma abordagem idêntica à técnica redutora. Cortam-se os ligamentos entre as cartilagens e os ossos, ou as cartilagens entre si, e diminui-se o esqueleto, visando oferecer um nariz menor e/ou mais fino, de acordo com o desejo do paciente. Alguns narizes podem ser aumentados também.

A diferença é que existe uma segunda fase nessa cirurgia, na qual se fortalece o que sobrou do esqueleto do nariz após todo esse refinamento. Desta forma, no primeiro momento, você refina o esqueleto – que é a parte de redução – e depois você estabiliza todas essas cartilagens e ossos através de enxertos de cartilagem do próprio corpo do paciente e pontos de fixação.

Na Rinoplastia Estruturada, a chance de deformação, entortamentos e assimetrias pode ser significativamente menor. Além disso, com a aplicação dessa técnica é possível diminuir bastante o índice de rinoplastias secundárias.

Quais são os benefícios da Rinoplastia Estruturada?

Esse tipo de cirurgia possui benefícios notáveis que podem ser duradouros e bastante consistentes, tais como:

Quando essa cirurgia é indicada?

A Rinoplastia Estruturada é especialmente indicada para narizes com cartilagens frágeis e pele mais espessa/pesada. A técnica estruturada pode oferecer resultados mais consistentes, uma vez que a necessidade de estruturação (e ocasionalmente aumentos de volume) é maior.

Esse conceito é especialmente verdadeiro quando a região da ponta nasal é analisada. Inclusive, a dissecção das cartilagens no plano subpericondral, durante a abertura do nariz, pode enfraquecer ainda mais essas cartilagens.

Como é a consulta pré-operatória para Rinoplastia Estruturada?

Durante a consulta médica, o paciente é avaliado através de uma detalhada entrevista e exame físico. Feito isso, fotografias profissionais são realizadas e importadas para um sofisticado software de simulação computadorizada.

Usando essa tecnologia, o Dr. Alan Landecker analisará as proporções do seu nariz em detalhes e formulará um plano cirúrgico individualizado que levará em conta principalmente as suas expectativas e a possibilidade de atendê-las.

O planejamento é dimensional, pois considera fatores importantes como a altura do paciente, proporções faciais, projeção e anatomia da fronte e do mento, tamanho da boca e dos olhos e aspectos biopsicossociais. Todos os detalhes do procedimento serão explicados seguindo a filosofia que norteia a clínica: oferecer a você um nariz bonito, funcional e que não pareça operado. Finalmente, você será informado sobre o processo completo de avaliação clínica antes da cirurgia, que inclui tomografias computadorizadas, recuperação pós-operatória e detalhes logísticos importantes.

Como é o pós-operatório?

Assim como qualquer outra cirurgia, é preciso ter alguns cuidados pós-operatórios na Rinoplastia. Após a realização do processo, um curativo é colocado para proteger a região esculpida e minimizar o inchaço.

Durante o pós-operatório, é ideal que:

Rinoplastia Estruturada e a importância da escolha de um médico especialista

Antes de realizar a Rinoplastia Estruturada, tenha em mente que pesquisar uma clínica de cirurgia plástica de confiança, além de escolher um profissional competente e especializado, é fundamental.

Todo cirurgião plástico no Brasil deve ser obrigatoriamente membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, pesquisar sobre as especialidades do médico, comprovadas por meio de publicações de artigos científicos, e analisar os resultados atingidos pelo profissional são etapas necessárias no processo de escolha do profissional.

Ouvir relatos de pacientes que já foram atendidos pelo médico ajuda a entender quais os métodos utilizados no pré e pós-operatório. Trata-se de um processo complexo, mas que precisa ser realizado antes da escolha do cirurgião plástico, para evitar frustrações e complicações futuras.

Para agendar sua consulta na Clínica Landecker, preencha o formulário abaixo ou clique aqui para conversar com a equipe no WhatsApp.

Nesses casos, o uso de cartilagem de costela é normalmente indicado devido à sua abundância, facilidade de escultura, rigidez estrutural e resistência à infecção e reabsorção. Ou seja, trata-se de um material mais confiável para a fabricação dos enxertos em rinoplastia secundária.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Agende sua consulta

A Clínica de Cirurgia Plástica e Estética Landecker conta com uma equipe médica comprometida e busca proporcionar conforto e segurança. Especializada em Rinoplastia, implantes mamários, cirurgia de lipoaspiração, cirurgia de abdome, cirurgia da face, cirurgia das pálpebras, orelha de abano.