Rinoplastia fechada e aberta: qual a diferença? - Clínica Landecker

A rinoplastia fechada é uma cirurgia plástica realizada na região interna do nariz. Além disso, é um procedimento que não deixa nenhuma cicatriz, é a principal diferença da rinoplastia aberta.

Neste artigos o Dr. Landecker fala sobre as diferenças as duas cirurgias.  Continue lendo! 

Qual a melhor técnica de rinoplastia?

Rinoplastia Aberta

A rinoplastia aberta é favorável em relação à rinoplastia fechada. Mas como a podemos classifica essas diferenças? Por que a rinoplastia aberta seria melhor? 

Na rinoplastia aberta você faz as incisões por dentro do nariz e essas duas incisões são conectadas através de uma pequena incisão no ponto mais fino da columela. Com isso a gente desencapa a pele do nariz, expondo todas as cartilagens, então você tem uma precisão maior de diagnóstico.

Dessa forma, é possivel ver exatamente como estão essas cartilagens. A orientação, o tamanho e as características dessas cartilagens, se elas são fortes ou frágeis, coisas que não são possíveis na rinoplastia fechada.

A rinoplastia aberta oferece muito mais precisão nas manobras de redução no nariz, especialmente na região do dorso e na ponta. Sendo assim, é possivel medir e executar essas manobras de ressecção e de redução de uma forma muito mais precisa, porque você consegue medir tudo e você está vendo tudo também.

A colocação de enxertos e pontos de fixação é muito mais precisa através da rinoplastia aberta, porque você está vendo, você tem espaço para fazer as coisas.

Existem diferenças entre as cirurgias de nariz em homens e em mulheres.

Rinoplastia fechada

Na rinoplastia fechada é diferente. O cirurgião não consegue visualizar as estruturas em geral de uma forma comparável à rinoplastia aberta.

Esse é um tema bastante controverso, porque na rinoplastia fechada existem algumas vantagens.

Existe um pouco menos de inchaço e você não tem essa cicatriz na columela. Mas, se for suturada corretamente, na imensa maioria dos casos essa cicatriz não é visível e não incomoda os pacientes. Porém pode haver um pequeno número de pacientes com uma cicatriz inestética.

Então a fechada tem essa vantagem de não ter cicatriz alguma.

Podemos afimar que, se o cirurgião alcançar o mesmo nível de resultado usando uma rinoplastia fechada, é melhor do que fazer isso usando a rinoplastia aberta, porque esta é uma técnica um pouco mais agressiva do que a fechada.

Rinoplastia fechada ou aberta?

A rinoplastia aberta necessita de mais estruturação, porque você desestrutura mais o nariz.

Quando você monta o nariz na rinoplastia aberta, você precisa estruturá-la mais com enxertos e pontos de fixação do que a rinoplastia fechada.

Lembrando que a fechada normalmente incha menos no pós-operatório, comparado com a rinoplastia aberta. Porém na rinoplastia aberta, quando você estrutura o nariz, é uma técnica mais confiável e previsível do que a rinoplastia fechada. Na minha visão você precisa ver o que está fazendo para ter precisão e confiabilidade.   

A rinoplastia aberta é uma técnica utilizada na imensa maioria dos casos de primária e secundária, mas eu uso também a fechada, quando preciso fazer uma nova operação em um paciente meu para raspar alguma pequena irregularidade ou colocar enxertos para resolver pequenas depressões.

No meu consultório cerca de 99% dos casos são feitos pela via aberta e 1% pela via fechada, sendo que a gente reserva esses casos, essa abordagem de rinoplastia para pequenas revisões.

Agende sua consulta

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.