Rinomodelação definitiva X Rinoplastia - Clínica Landecker

Rinomodelação definitiva X Rinoplastia: vantagens e desvantagens

Rinomodelação definitiva X Rinoplastia. Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

A rinomodelação tem sido muito falada na imprensa, na internet. Ela consiste na utilização de substâncias preenchedoras no nariz, visando alterar o seu formato.

Uma coisa importante: em qualquer rinomodelação você deve usar apenas ácido hialurônico, jamais PMMA devido ao risco de necrose.

Existe um risco de necrose também com o ácido hialurônico, mas a chance disso acontecer com o PMMA é muito maior. É muito preocupante ver que ainda existem pessoas fazendo esses preenchimentos com PMMA, isso é uma coisa altamente condenável.

Rinomodelação definitiva: não aos preenchedores definitivos

Rinomodelação definitiva

Os preenchedores que podem ser utilizados na rinomodelação são classificados em dois tipos: os absorvíveis e os não absorvíveis.

Dos absorvíveis o ácido hialurônico é o mais utilizado. Dentro dos inabsorvíveis o principal é o PMMA. Existe também silicone e outros produtos, mas o mais utilizado na bioplastia é o PMMA.

Eu sou fortemente contra a utilização de preenchedores definitivos no nariz, devido ao risco de necrose e devido ao fato de que eles podem impregnar na pele, gerando reações inflamatórias que são impossíveis de corrigir. Essa impregnação na pele faz com que seja impossível de retirar o produto.

Então pacientes que vão fazer a rinomodelação devem sempre fazer isso com o ácido hialurônico.

Existem cirurgiões ou colegas que advogam o uso dessa substância para certas anomalias de formato do nariz, às vezes uma ponta caída, um preenchimento na região do dorso.

O ácido hialurônico então tem sido usado para casos como esse, em que o paciente não deseja de forma alguma realizar qualquer tipo de cirurgia.

Rinomodelação definitiva: Profissionais habilitados

Caso seja feita, a rinomodelação deve ser feita apenas por profissionais que conhecem profundamente a anatomia.

Lembrando que a realização desse procedimento por colegas que não são dermatologistas ou cirurgiões plásticos é condenável, proibida pelo Conselho Federal de Medicina. Clínicos, dentistas, pediatras, ortopedistas, enfim, qualquer outra especialidade não deve realizar esse procedimento.

Mesmo nas mãos de cirurgiões e de dermatologistas existe o risco de problemas. Então o cirurgião ou dermatologista deve conhecer a anatomia profundamente para realizar esse procedimento com segurança.

Desvantagens da rinomodelação definitiva

Rinomodelação definitiva

Na minha visão, a rinomodelação é uma técnica altamente limitada, não é o meu método de escolha. Por quê?

Na rinomodelação é injetado um líquido no nariz sem que se veja a anatomia. Não se consegue diagnosticar o que está errado com aquelas cartilagens, porque não o nariz não será aberto. Então não se consegue visualizar para onde vai aquele líquido.

Ele pode até ser injetado no local, mas não há garantias de que aquele líquido vai ficar parado ali ou se ele vai migrar para uma ou outra região. Essa é a primeira desvantagem.

A segunda desvantagem: é um método limitado, se comparado à cirurgia. Não se consegue mudar efetivamente o formato das cartilagens usando a rinomodelação.

Outras coisas importantes. Existe um risco significativo de necrose de pele se o produto for injetado de forma incorreta.

Finalmente, existe o risco de infecção, que pode levar a um afinamento da pele, uma lesão irreversível da pele que pode comprometer a realização de uma cirurgia futura.

Quando a rinomodelação definitiva pode ser feita?

Na minha visão, a rinomodelação pode ser usada em pequenas imperfeições após uma rinoplastia primária.

Por exemplo, se a gente faz uma rinoplastia e ficou algum defeitinho, como uma pequena depressão, a gente pode até usar um pouquinho de preenchimento, caso o paciente não queira fazer nenhum tipo de cirurgia, para pelo menos tratar isso temporariamente. Lembrando que esse produto vai durar cerca de 1 ano a 1 ano e meio.

Mas devido a todas as desvantagens que eu citei não é um método de escolha. Eu prefiro um resultado definitivo através da cirurgia.

Vantagens da rinoplastia

A cirurgia é a única forma confiável de se esculpir as cartilagens através de medir precisamente as cartilagens, cortar os excessos de uma forma simétrica e aplicar enxertos e pontos de fixação para moldar e definir essas cartilagens.

O cirurgião vai colocar tudo no lugar e, com isso, ter uma cicatrização que vai oferecer um formato novo ao nariz do paciente, de uma forma confiável e definitiva.

Existem pessoas que têm pânico de cirurgia, que não querem operar de jeito nenhum, então a rinomodelação nesses pacientes, quando bem feita, pode ser uma alternativa válida.

Agendar Consulta

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados