Passo a passo pós cirurgia de nariz - Clínica Landecker

O que acontece depois que a rinoplastia é realizada? Vamos mostrar passo a passo pós cirurgia de nariz e como ele é desde o momento em que o paciente sai até um ano depois.

Lembrando que sempre deve-se seguir as orientações e as prescrições médicas rigorosamente.

Logo após a realização da cirurgia de nariz

NÃO tome NENHUM medicamento sem o conhecimento do seu médico. Os medicamentos fornecidos na prescrição são suficientes para aliviar a dor, inchaço e as equimoses (manchas roxas). O uso de outros medicamentos pode gerar graves complicações; portanto, entre imediatamente em contato com o seu médico em caso de dúvida.

No ápice das narinas, um pequeno novelo de gaze é colocado no final da cirurgia para moldar a ponta. Não retire esta gaze em hipótese alguma.

NÃO mexer ou molhar o curativo até a sua retirada. Não retire o curativo em hipótese alguma.

Recomendações:

Após a cirurgia, visando reduzir o inchaço, é necessário manter a cabeça SEMPRE elevada. Portanto, procure dormir com 2 travesseiros por 2 semanas. Você pode dormir numa posição quase de lado, desde que o nariz não seja pressionado/deslocado pelo travesseiro.

Um dia

Você pode escovar os dentes cuidadosamente na manhã seguinte à cirurgia. Não utilize fio dental.

Você pode utilizar cremes hidratantes na face já no dia seguinte à cirurgia. Estes hidratantes devem ser neutros e não devem possuir ácidos na formulação.

Você pode realizar pequenas caminhadas dentro de casa, acompanhada de um responsável.

Recomendações:

Você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia, desde que a face fique seca. Para remover a oleosidade e/ou limpar a pele da face, use uma gaze ou algodão embebido em sabonete líquido (ex. Cetaphil). A lavagem cuidadosa dos cabelos (numa pia tipo cabeleireiro, sem abaixar a cabeça) também é permitida, com cuidado para não molhar o curativo nasal.

Passo a passo pós cirurgia de nariz

Uma semana

Pequenos sangramentos são comuns após a cirurgia, principalmente nos primeiros 1-3 dias. Se houver sangramento, procure repousar com a cabeça elevada e troque a gaze colocada embaixo do nariz quantas vezes julgar necessário. Após 1-2 dias, esta gaze estará seca e não será mais necessário utilizá-la. Procure não coçar o nariz. Se o sangramento continuar ou aumentar, ligue imediatamente para o seu médico.

Evite alimentos que necessitem de mastigação excessiva. Prefira alimentos leves e pastosos frios/mornos. Não há restrição quanto ao tipo de alimento.

Mantenha repouso absoluto por 7 dias. Uma sensação de cansaço é esperada neste período, especialmente devido aos medicamentos usados na anestesia. Portanto procure descansar adequadamente e alimentar-se bem.

O inchaço atinge seu pico no terceiro dia, depende do tipo de procedimento utilizado e tende a ser mais intenso em casos onde fraturas foram realizadas para refinar o dorso nasal. Não se desespere, pois tanto o inchaço quanto as manchas roxas diminuem com muita rapidez após o terceiro dia.

Durante esses dias, é fundamental massagear a região das bochechas (abaixo da pálpebra inferior) utilizando gelo. Isto deve ser feito de forma intensiva: no mínimo 6 vezes ao dia por 15 minutos. Quanto mais vezes esta terapia for feita, mais rápida será a sua recuperação. Coloque uma pedra de gelo dentro de um preservativo e dê um nó na sua extremidade. Lubrifique a pele da face com KY gel ou vaselina líquida.

O inchaço na parte interna do nariz poderá comprimir as canaletas dos splints e assim prejudicar a respiração, especialmente durante os primeiros 3 dias. A partir deste momento, o inchaço dentro do nariz diminuirá, liberando a passagem de ar pelas canaletas.

Recomendações:

Você deve pingar 1 conta gotas (você pode utilizar uma seringa de 3 ml se preferir) de RINOSSORO OU SORO FISIOLÓGICO em cada narina a cada 4-6 horas para manter as canaletas do splint limpas. Neste momento, você sentirá a passagem do líquido pela garganta e não há problema em engoli-lo. Isto deve ser realizado até a retirada dos splints e deve ser continuado de forma intermitente (a cada 6 horas) por mais 7 dias.

Você pode utilizar lentes de contato assim que o inchaço permitir a sua inserção; isto ocorre normalmente após 5-7 dias.

Os curativos e pontos são removidos no consultório após 5-7 dias. Em alguns casos, um novo curativo (apenas de Micropore) poderá ser confeccionado pelo médico e deverá ser mantido por mais 7 dias.

O retorno ao trabalho é permitido após esse período.

Duas semanas

Durante as primeiras 2 semanas, mantenha a parte interna das narinas e as suturas limpas utilizando um cotonete embebido em água oxigenada. Aplique uma pomada antibiótica qualquer a seguir (ex. Nebacetin). Isto evitará que crostas se formem e atrasem o processo de cicatrização. Para não causar sangramentos, não introduza o cotonete demasiadamente no nariz. Apenas a cabeça de algodão do cotonete é suficiente. Não tente remover crostas profundas que podem obstruir a passagem do ar. Estas serão removidas no consultório pelo médico.

Recomendações:

NÃO utilize bebidas alcoólicas por esse período após a cirurgia, visando acelerar a reabsorção do inchaço.

Evite as relações sexuais nesse tempo.

Três semanas

Na maioria dos pacientes, o lábio superior apresenta uma “paralisia” após a cirurgia. Isto faz com que o sorriso se altere e o lábio pareça “pesado”. Esta alteração se deve ao acúmulo de inchaço e às técnicas utilizadas para esculpir a ponta do nariz. Não se assuste, pois os movimentos labiais retornam gradualmente em até 3-4 semanas após a cirurgia.

Recomendações:

Procure utilizar roupas com botões, devido à facilidade de colocação e retirada. Evite camisetas e pullovers por esse período para evitar a chance de traumatismo no nariz.

Para evitar sangramentos, não “assopre” o nariz.

Um mês

NÃO faça NENHUM esforço físico significativo (qualquer esforço que aumente a pulsação para próximo de 100 batidas/minuto) ou carregue peso nesse período.

Recomendações:

Não fume nesse período. Isto é especialmente importante, já que as substâncias contidas no cigarro causam vasoconstrição. Isto diminui o fornecimento dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização, como proteínas, vitaminas e oxigênio. Consequentemente, a qualidade das cicatrizes costuma ser pior além de haver maior risco de necrose de pele e infecção.

Passo a passo pós cirurgia de nariz

Dois meses

NÃO tomar sol por 2 meses após a cirurgia. Após este período, a exposição pode ser realizada desde que o paciente aplique um filtro solar com FPS maior ou igual a 30 nos locais operados. De qualquer forma, aplique o filtro solar na face sempre que sair de casa a partir da primeira semana, independente do horário. Reaplique a cada 6 horas. Além disso, proteja-se com chapéu, óculos de sol e lenços.

Recomendações:

Após a remoção do curativo, não utilize óculos ou qualquer objeto que fique apoiado no nariz por esse período. Caso necessário os óculos podem ser fixados na testa com fita adesiva.

Seis meses

A ponta do nariz pode ficar dormente após a cirurgia devido à interrupção dos nervos locais. A sensibilidade costuma retornar gradualmente em até 6-12 meses.

Um ano

A exposição sem proteção solar só é permitida após 1 ano. Estes cuidados podem ajudar a evitar manchas e cicatrizes escurecidas, hipertróficas ou queloides.

A análise do resultado final requer paciência. Alguns resultados parecem excelentes após 1-2 meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa. Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após 1-3 anos. Por isso, é absolutamente fundamental que você evite analisar o resultado precocemente. Afinal, o inchaço tenderá a distorcer o formato do nariz e você estará analisando uma imagem transitória.

Ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo pós cirurgia de nariz? Deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato, ficaremos felizes em responder.

COMENTÁRIOS

  1. Cigarro e Rinoplastia: Uma péssima combinação - Clínica Landecker16.03.17

    […] após a cirurgia de nariz, podem fazer com que a recuperação seja ainda mais lenta e haja má cicatrização, resultando em cicatrizes avermelhadas e […]

    Responder
  2. Fernanda T23.03.19

    Ola, eu fiz a cirurgia de rinoplastica a 2 semanas e eu gostaria de saber se eu poderia fazer um preenchimento labial?
    Tem algum tempo minimo para recuperação?

    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados