O que você precisa saber para fazer uma Rinoplastia com segurança e qualidade? - Clínica Landecker

Desde o início da pandemia, a popularidade da rinoplastia vem crescendo em grandes proporções. No entanto, paralelamente, o número de complicações em diversas cirurgias é cada vez mais assustador. Hoje 80% dos casos de Rinoplastia atendidos aqui na Clínica Landecker são ajustes de cirurgias que não deram certo e isso reflete o cenário da cirurgia de nariz no país.

A visão do paciente, muitas vezes, está voltada apenas para o resultado final da cirurgia.

Mas, antes de tomar a decisão de fazer uma Rinoplastia, alguns fatores e protocolos devem ser priorizados para que assim o resultado seja bem-sucedido. 

👉🏻 Você se sente SEGURO ao tomar uma decisão sobre cirurgia de nariz? 

A Clínica Landecker tem como objetivo principal oferecer em uma rinoplastia SEGURANÇA, QUALIDADE e um TRATAMENTO ARTESANAL.

Neste artigo, você vai conferir 5 PILARES importantes para considerar na hora de tomar uma decisão tão séria como essa. São assuntos super relevantes que talvez você nunca tenha lido ou visto. Confira abaixo:

1. Escolha do profissional e equipe para realização da Rinoplastia

Para que as consequências da cirurgia atendam as necessidades e desejos do paciente, é fundamental escolher um profissional muito experiente, tanto na parte estética quanto na parte funcional, indo além das questões de preço ou dos resultados mostrados nas redes sociais. 

Queremos reforçar aqui porque confiar a sua rinoplastia somente a um ultraespecialista, tendo em mente que esse tipo de cirurgia plástica é considerado a mais difícil da especialidade. Assista abaixo:

Na hora de escolher o profissional, o primeiro ponto é considerar um que seja expert na parte funcional, ou seja, que domine a influência dos quatro itens que afetam a respiração: a válvula interna, os septos, os cornetos (carne esponja) e a válvula externa (abertura das narinas). Ao contrário disso, você poderá ter sérios problemas na parte respiratória devido à má cirurgia na parte externa. 

Quanto à parte estética, os cirurgiões devem ser experts em proporções faciais e dominar todas as técnicas da rinoplastia existentes (estruturada, preservadora e a balanceada – essa última, criada pelo Dr. Alan Landecker). Somente um profissional com vasta experiência e estudos de muitos anos é capaz de dominar a técnica mais indicada para cada paciente. Desta forma, será possível aplicar a filosofia correta e otimizar tanto a parte funcional quanto estética do seu nariz (sem parecer que foi operado).

Além disso, apenas profissionais qualificados poderão oferecer uma boa experiência em todo o processo: antes (primeira consulta, simulação 3D, acompanhamento psicológico), durante (estrutura hospitalar de alto nível e equipe capacitada envolvida) e depois da cirurgia (cuidados e acompanhamento pós-operatório).

Leia mais: Conheça a formação do Dr. Alan Landecker 

O cirurgião plástico à frente da Clínica Landecker, Dr. Alan Landecker, fez um vídeo para detalhar as nuances de cada técnica e para alertar sobre os riscos de realizar uma rinoplastia com profissionais não especializados. Assista abaixo: 

2. Atendimento artesanal ao paciente em todas as etapas

Ao falar de cirurgia plástica, o que significa ser ARTESANAL? E como isso impacta na qualidade da cirurgia?

Primeiro, é necessário que você saiba que o verdadeiro sentido da cirurgia plástica é acolher os pacientes e realizar sonhos. E isso significa entender que cada pessoa é única e merece um tratamento sério, individualizado, cuidadoso e confiável do início ao fim.

Nossa prioridade na Clínica Landecker é o atendimento artesanal, ou seja, dar amparo para os pacientes em todos os processos da cirurgia. Isso envolve diversos fatores, como: 

O atendimento artesanal envolve toda uma equipe de profissionais de excelência. Aqui na Clínica Landecker, antes da cirurgia de nariz e depois, os pacientes recebem o suporte da psicóloga Dra. Maria José, uma ultraespecialista em cirurgia plástica, que acolhe as expectativas de cada um e faz o acompanhamento necessário de acordo com cada caso.

A abordagem do atendimento artesanal também tem grande preocupação com o pós-cirúrgico da rinoplastia. Em tempos de imediatismo e irresponsabilidade, é muito comum que pacientes não sigam as recomendações médicas e, com isso, fiquem sujeitos às diversas sequelas graves e perda de todo o investimento da operação. 

Confira mais detalhes sobre a importância do processo pós-operatório no vídeo abaixo com o Dr. Alan Landecker e a psicóloga Dra. Maria José. 

3. A importância de instrumentos impecáveis

Os instrumentos cirúrgicos têm um papel importante na qualidade da cirurgia e, consequentemente, no seu resultado.

Além de percorrer por um rigoroso processo de limpeza e esterilização no hospital antes do procedimento, eles também devem passar por uma manutenção impecável para oferecer performance ao profissional e segurança ao paciente.

Por exemplo, quanto mais afiada estiver a tesoura, menor será o trauma residual.

No vídeo abaixo, o Dr. Alan Landecker explica de qual material os instrumentos cirúrgicos são feitos, como cada um é usado na cirurgia, a periodicidade da manutenção, além de orientações gerais.

Na Clínica Landecker, toda essa manutenção é feita por um parceiro especializado que nos auxilia a garantir máxima qualidade e confiança em todos os procedimentos.

Tem interesse em saber mais sobre as etapas do processo de esterilização feito dentro do hospital? Convidamos você a assistir a entrevista realizada com a infectologista Dra. Rebecca Saad:

4. Curativos na Rinoplastia e tecnologias especiais

Uma fase fundamental da rinoplastia que deve ser realizada com muito cuidado é a parte do curativo, pois é ele que mantém as estruturas imobilizadas até que elas sejam fixadas pelo organismo do paciente. Trata-se de uma etapa crucial da cirurgia e marca o início da jornada do pós-operatório para que a cicatrização ocorra de forma mais guiada.

Na rinoplastia, o primeiro curativo é removido após 7 dias. Já o segundo (a esparadrapagem) após 14 dias. E os pontos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia. 

Além dos enfermeiros capacitados, os cirurgiões plásticos e otorrinos também podem fazer os curativos. Nas cirurgias faciais e corporais realizadas pelo Dr. Alan Landecker, ele mesmo prefere assumir esse trabalho artesanal para todos os casos, dando muita atenção para o paciente no pós-operatório.

O Dr. Alan Landecker fez um vídeo abordando mais detalhes sobre os curativos da rinoplastia e a função de cada um deles. Confira abaixo:

Na Clínica Landecker contamos com procedimentos e tecnologias que contribuem no processo da cirurgia e também no pós-operatório, orientados caso a caso.

Uso de antibióticos: 

Fase 1: descolonização 

Considerando o fato de o nariz ser um órgão potencial de infecções e o atual uso frequente de máscaras, a prática da descolonização com antibióticos é recomendada antes da cirurgia para neutralizar qualquer acúmulo de bactérias no nariz do paciente.

Fase 2: intraoperatório

Aos 60 min que antecedem a cirurgia, o anestesista também deve fazer a infusão do antibiótico para que tenhamos o efeito durante o período da cirurgia, minimizando o risco de infecções. Caso a cirurgia se prolongue mais do que a duração da medicação, será necessário reaplicar.

Fase 3: pós-operatório

De acordo com os guidelines de rinoplastia que comprovam os estudos do uso de antibióticos no período pós-cirúrgico, é necessário avaliar cada caso para que o cirurgião determine as orientações ao paciente.

Câmara Hiperbárica: consiste na respiração de oxigênio em quantidades elevadas, dentro de uma câmara a pressão atmosférica maior. O tratamento pode ser indicado antes da cirurgia para elevar a oxigenação dos tecidos (e, consequentemente, a qualidade dos mesmos) ou após a cirurgia para auxiliar na melhora da cicatrização e diminuição do tempo de recuperação

Aquacel: é um curativo especial, feito de hidrofibra e com propriedades antimicrobianas e absorventes, composto de carboximetilcelulose e prata.

ILIB: O Intravascular Laser Irradiation of Blood (ILIB) é um laser vermelho terapêutico que é aplicado em uma das principais artérias do corpo. O procedimento gera diversos efeitos fisiológicos benéficos para a aceleração da recuperação do paciente, como a estimulação do sistema imunológico, oxigenação do sangue, nutrição dos tecidos, combate de radicais livres, remoção de toxinas e melhora do processo de homeostase.

Prontosan: é uma pomada para limpeza e descontaminação de feridas, que contribui muito na eficácia do pós-operatório.

Ozonioterapia: apesar de ser um tratamento que carece de estudos comprobatórios, pode ser indicado para oxigenação tecidual e melhora de vascularização para uma cicatrização mais rápida no pós-operatório.

Para saber sobre as diretrizes de uso de antibióticos, câmara hiperbárica e ozonioterapia, confira a entrevista realizada com a infectologista Dra. Rebecca Saad:

5. Importância da estrutura na clínica e hospitais

Assim como todas as outras cirurgias, a rinoplastia necessita de uma infraestrutura e equipamentos específicos para ser realizada de uma forma segura, sem colocar em risco a vida do paciente.

Por este motivo, todas as cirurgias de rinoplastia realizadas pelo Dr. Alan Landecker são em hospitais parceiros da Clínica Landecker, onde o doutor é membro do Corpo Clínico e Cirurgião Plástico. São eles: Hospital Sírio Libanês; Israelita Albert Einstein e Vila Nova Star.

Todos esses hospitais de altíssimo nível oferecem tecnologia de última geração, corpo clínico especializado, dispositivos e materiais adequados para a proteção e amparo do paciente. 

Já os procedimentos do pós-operatório, como troca de curativos, fisioterapia pós-cirúrgica e acompanhamento profissional, todos eles podem ser executados na Clínica Landecker. Para isso, contamos com protocolos auditados para controle de infecção, gerenciamento de riscos e processos mapeados com o suporte de uma empresa de consultoria especializada em implementação de qualidade em serviços de saúde. 

Sempre com o objetivo de promover a melhor experiência ao paciente com segurança e qualidade.

Rinoplastia é coisa séria!

Após essa explicação, foi possível compreender a seriedade de tudo que envolve a decisão de fazer uma rinoplastia?

Cirurgia é coisa séria e a sua saúde também!

Infelizmente, muitos pacientes comentam que a intervenção anterior no nariz (que resultou em uma rinoplastia secundária com o Dr. Alan Landecker) havia sido feita por um médico que tem “lista de espera” e realiza “várias rinoplastias por dia”. Um PERIGO, demonstrando a grave situação do mercado atual, onde o que era para ser uma experiência positiva para o paciente se transforma em um pesadelo.

Lembre-se: você merece um tratamento ARTESANAL!

É por isso que valorizar a qualidade do seu atendimento aqui na Clínica Landecker é valorizar a sua segurança, saúde e bem-estar.

QUER SABER MAIS SOBRE RINOPLASTIA?

Se o seu desejo é fazer uma cirurgia de nariz, o primeiro passo é agendar uma consulta com um especialista em Rinoplastia, sendo recomendado que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O Dr. Alan Landecker atende na Clínica Landecker em São Paulo (SP) e, durante a consulta médica, você será avaliado através de uma detalhada entrevista, exame físico e simulação computadorizada. Tudo isso resulta em um plano cirúrgico individualizado, que levará em conta principalmente as suas expectativas e a possibilidade de atendê-las.

Clique aqui e agende sua primeira consulta para rinoplastia.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.