O que é uma rinoplastia estruturada? - Clínica Landecker

Já abordei a rinoplastia estruturada algumas vezes, mas como um especialista em cirurgia de nariz, acredito que seja de grande importância que as pessoas conheçam e entendam as vantagens dessa técnica, então achei interessante falar sobre esse tema mais uma vez.

Até porque escrevi um artigo recente para o site Minha Vida sobre o assunto, intitulado “Rinoplastia estruturada: entenda o diferencial desse tipo de cirurgia”, que também é uma boa fonte de conteúdo para se informar antes de realizar uma cirurgia no nariz.

 

Entenda o que é a rinoplastia estruturada e quais suas vantagens

Inicialmente, vamos entender que quando falamos de uma rinoplastia há duas possibilidades de técnicas e filosofias cirúrgicas: a redutora e a estruturada.

A redutora é a técnica tradicional, onde os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz é diminuído, através da simples retirada de partes da cartilagem e do osso.

Já a estruturada, é a técnica mais recente, desenvolvida na década de 90 nos Estados Unidos.

Nesta filosofia cirúrgica, após o esqueleto do nariz ser esculpido, por meio da retirada de parte da cartilagem e osso, são colocados enxertos (retirados da orelha, septo ou costela do próprio paciente) e pontos de fixação, visando fortalecer o nariz e reconstruir os ligamentos.

Isso possibilita aumentar partes do nariz, se isso for necessário, e aumentar a capacidade de sustentação do esqueleto ósseo, ao invés de enfraquecê-lo, tornando o nariz menos vulnerável e garantindo resultados mais consistentes e duradouros.

Outra vantagem que precisa ser ressaltada, é que durante a rinoplastia estruturada é possível também otimizar as funções respiratórias, solucionando problemas como desvio de septo e carne esponjosa (hipertrofia de cornetos).

 

Por que devo optar pela técnica estruturada?

Quando converso com meus pacientes em meu consultório, procuro explicar cada etapa do processo, desde o pré até o pós-operatório e as possibilidades e expectativas de resultado.

Uma das coisas que sempre digo é que a rinoplastia estruturada permite resultados mais previsíveis e que não sofrerão alterações com o passar do tempo. Digo isso, porque há uma série de forças que, com o decorrer do tempo, tendem a distorcer ou mudar a posição das cartilagens do nariz.

Como a formação do próprio tecido de cicatrização, a pressão que se forma dentro do nariz toda vez que respiramos, o peso da pele sobre o esqueleto osséo, entre outras questões.

Por isso, para evitar que haja alterações no resultado é fundamental fortalecer o nariz através da técnica estruturada.

 

 

COMENTÁRIOS

  1. Afinar o nariz: Saiba como ter um bom resultado - Clínica Landecker14.02.17

    […] de duas técnicas, também existem duas filosofias cirúrgicas: a redutora e a estruturada. Ambas podem ser utilizadas em casos de primeira cirurgia e para reconstruir o nariz nos pacientes […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados