O Cirurgião Plástico - Como ele deve se preparar? - Clínica Landecker

O cirurgião plástico é um profissional que nunca pode parar de estudar e é sobre isso que vamos falar hoje. Existem vários aspectos que são importantes para que você seja um cirurgião plástico de sucesso.

Leia também: Rinoplastia: um guia prático sobre a cirurgia de nariz


Formação do cirurgião plástico

O primeiro é uma boa formação, que você se especialize na cirurgia que você quer realizar.

Para a formação médica no Brasil você tem que fazer 6 anos de faculdade de medicina, 2 anos de cirurgia geral, 3 anos de cirurgia plástica e depois, em geral, os médicos se especializam na cirurgia que eles desejam. Isso demanda 1 a 2 anos extras de treinamento com especialistas no assunto.

No meu caso, eu fiz meus 6 anos de faculdade aqui no Brasil, 2 anos em cirurgia geral na USP, 3 anos de cirurgia plástica na faculdade do Rio de Janeiro, com o Dr. Pitanguy, e fiz 2 anos e meio de especialização em rinoplastia. No total foram e quase 15 anos de estudo.

Essa formação deve ser sempre mantida e aperfeiçoada. Então a participação em congressos e cursos é absolutamente fundamental para que o cirurgião se mantenha atualizado.

Eu participo dos congressos, dou aulas e isso é uma forma também de aprender, porque você acaba assistindo outros cirurgiões também dando as suas aulas.

Cirurgião Plastico

Leia também: Cirurgia no Nariz


Cuidados com o corpo e a mente

Existem outras coisas que são muito importantes para o cirurgião plástico. Ele deve se cuidar muito, porque as cirurgias são muito desgastantes, podem durar até 6 ou 8 horas, então é importante que o cirurgião esteja forte do ponto de vista corporal.

É crucial que seja feito todo um trabalho de academia, o cirurgião deve fazer trabalhos de fortalecimento especialmente da região das costas, do abdômen e dos ombros. Existe uma postura que você acaba se viciando, na qual os ombros vão pouquinho para frente, então exercícios físicos especiais para cirurgiões plásticos existem, se você tiver um bom personal.

Outra coisa é a boa alimentação, você deve se alimentar bem para aguentar o ritmo das cirurgias.

Acredito também numa preparação psicológica, porque o lidar com os pacientes na cirurgia plástica é uma coisa muito interessante e demanda muitos cuidados e energia por parte do cirurgião.

Muito cirurgiões realizam é acompanhamento psicológico para estarem disponíveis emocionalmente para atenderem as demandas psicológicas dos pacientes, especialmente após as cirurgias.

São alguns detalhes muito importantes de se salientar para que a vida do cirurgião plástico seja a mais prazeirosa possível.

Leia também: Os 14 tipos de nariz e o que eles dizem sobre sua personalidade


Cirurgião plático é uma profissão glamurosa?

Muitas pessoas pensam que a profissão do cirurgião plástico é uma profissão glamourosa, mas, na verdade, é uma das profissões mais difíceis que existem na medicina, porque você lida com as expectativas, com a psicologia dos pacientes, que muitas vezes é subjetiva.

Agora, o principal é que você opera regiões onde o processo de cicatrização não está sob o controle do cirurgião. Todos os pacientes saem perfeitos da sala, mas nada garante que esse resultado obtido na sala vai ser o mesmo após a cirurgia, como toda parte de cicatrização.

Como eu disse, a cicatrização não está sob o controle do cirurgião e isso é uma das grandes dificuldades da profissão.

Por isso é muito importante que o paciente procure um especialista na cirurgia que ele deseja, para aumentar as chances de sucesso na sua cirurgia escolhida.

Leia também: Lifting das mamas

Por isso é muito importante que o paciente procure um especialista na cirurgia que ele deseja, para aumentar as chances de sucesso na sua cirurgia escolhida.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados