Toxina Botulínica: mitos e verdades - Clínica Landecker

A toxina botulínica é o procedimento não invasivo mais popular no mundo, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos (ISAPS). De acordo com a pesquisa 38% dos procedimentos não-cirúrgicos realizados são aplicações de toxina botulínica.

Devido a essa grande procura pelo tratamento, que só aumenta a cada ano, muitas dúvidas surgem, por isso iremos esclarecer alguns dos principais mitos e verdades sobre a toxina botulínica.

Mitos e verdades sobre a toxina botulínica

Um dos principais mitos sobre o uso da toxina botulínica é se o tratamento acaba por deixar o paciente sem expressão facial, esse é um tópico importante. A toxina botulínica é aplicada direto no músculo responsável pela ruga, relaxando a musculatura. Mas esse relaxamento pode ser mais ou menos intenso, tudo depende da dosagem e da técnica.

Dessa forma, quando aplicado corretamente, o toxina botulínica elimina as rugas dinâmicas, sem interferir na expressão do rosto. Isso porque o cirurgião plástico deve levar em conta as características de cada caso e sempre ter como objetivo um resultado natural. Por isso, é essencial realizar as aplicações com um médico especializado.

Um mito muito difundido, é que o toxina botulínica poderia viciar. É importante esclarecer que não existe nenhum tipo de comprovação ou evidência científica que a toxina botulínica cause dependência ou vício. Da mesma forma, como também é um mito dizer que as aplicações são muito doloridas, pois são utilizadas agulhas bem finas para o tratamento, o que faz com que o procedimento seja praticamente indolor.

Os resultados da toxina botulínica são duradouros?

Os resultados da toxina botulínica não são observados na hora, eles surgem de 48 a 72 horas após as aplicações e duram aproximadamente 6 meses, após esse período são recomendadas novas aplicações. Mas a técnica tem eficácia comprovada no tratamento das rugas dinâmicas, as chamadas rugas de expressão, e são uma ótima opção para diminuir os sinais do envelhecimento.

 

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados