Hipertrofia de Cornetos - Clínica Landecker

Assista o vídeo

O tratamento da Hipertrofia de Cornetos pode ser realizado tanto por medicamentos, quanto por meio de uma rinoplastia estruturada.


Hipertrofia de Cornetos

A hipertrofia de cornetos, conhecida como hipertrofia de conchas nasais, é uma anomalia no tamanho dos cornetos nasais, ou seja, trata-se do aumento demasiado dessas estruturas que ficam na parte interna do nariz.

A principal função dos cornetos nasais é a de aquecer e umedecer o ar atmosférico que entra nos pulmões por meio da respiração.

A função dos cornetos é essencial para o processo de respiração, mas quando o tamanho dessas estruturas é alterado, a passagem do ar fica mais estreita e, consequentemente, a respiração é dificultada, o que ocasiona sintomas desagradáveis.


Causas e Sintomas

Por dificultar a respiração, essa hipertrofia possui variados sintomas, todos eles relacionados à dificuldade respiratória. Entre esses sintomas, estão:

Procurar um médico é ideal para confirmar o diagnóstico e prosseguir com o tratamento.


Relação com o desvio de septo

O septo é uma estrutura nasal que separa o lado esquerdo do direito e serve para guiar a  corrente de ar que adentra o nariz. O desvio de septo é um problema atribuído à própria anatomia do indivíduo e consiste numa deformidade da estrutura do septo, que é desviada para um dos lados do nariz.

Como um dos lados do nariz fica “vazio” devido a esse desvio, cornetos médios bolhosos podem crescer neste lado e piorar ainda mais a obstrução nasal. Além disso, ocorre uma hipertrofia do corneto inferior, do lado oposto do desvio, para também compensar e “preencher” esse espaço.


Tratamento

O tratamento da Hipertrofia de Cornetos pode ser realizado tanto por medicamentos, quanto por meio de uma rinoplastia estruturada.

A rinoplastia é uma cirurgia de nariz, comumente procurada para correção de deformidades naturais na estrutura nasal. Essa cirurgia visa reduzir os cornetos para o tamanho ideal e, além de otimizar as vias respiratórias, por meio desse procedimento o médico consegue esculpir e fortalecer a estrutura nasal.

Por meio desse tipo de rinoplastia, o paciente alcança um resultado eficiente, pois, com a filosofia estruturada, o médico consegue aplicar enxertos de cartilagem na estrutura nasal e, assim, tornar o nariz um órgão fortalecido, otimizado e mais resistente. Especialistas confirmam que essa filosofia é a mais confiável e consistente.

Caso o paciente possua desvio de septo, a cirurgia é obrigatória no tratamento, pois não é possível corrigir o desvio apenas com medicamentos.

O desvio de septo é uma deformidade que pode ser tratada por meio de uma cirurgia plástica, que conseguirá sanar a deformidade e, ainda, alterar o formato do nariz, estabelecendo a harmonia facial. Todo cirurgião plástico precisa obrigatoriamente ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pesquisar trabalhos publicados pelo profissional pode ser uma boa maneira de saber qual é sua especialidade.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Agende sua consulta

A Clínica de Cirurgia Plástica e Estética Landecker conta com uma equipe médica comprometida e busca proporcionar conforto e segurança. Especializada em Rinoplastia, implantes mamários, cirurgia de lipoaspiração, cirurgia de abdome, cirurgia da face, cirurgia das pálpebras, orelha de abano.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.