Exames pré-operatórios: você sabe a importância? - Clínica Landecker

Fazer um procedimento estético envolve, além de inúmeras variantes, um rigoroso processo que deve ser iniciado antes da cirurgia e estendido para muito além de seu término. Hoje, nós vamos falar sobre a etapa antecessora e de muita importância: exames pré-operatórios. Vamos entender tudo o que cerca assunto?!

 

O que são os exames pré-operatórios?

Os exames pré-operatórios são, na verdade, um conjunto de cuidados que garantirão o sucesso da cirurgia e o bem-estar do paciente que será submetido ao procedimento.

        Na primeira consulta, o médico cirurgião deverá analisar e puxar o histórico de saúde do paciente com a finalidade de descobrir alergias, presença de insuficiência cardíaca e, claro, saber se a pessoa já passou por algum procedimento cirúrgico. Feito isso, ele prescreverá uma série de exames – que serão feitos em um laboratório –  para evitar qualquer contratempo, já que eles irão apontar problemas e ou irregularidades que possam influenciar na hora da cirurgia.

Alguns dos exames pré-operatórios que podem ser pedidos são:

 

Hemograma: diagnostica infecções;

Protoparasitológico de fezes: diagnostica parasitoses intestinais;

Urina tipo I: diagnostica infecções urinárias;

Glicemia: diagnostica hipoglicemias e hiperglicemias;

Colesterol: diagnostica o risco de doença coronariana;

Coagulograma: possibilidade de coagulação do sangue ou algum possível distúrbio;

Eletrocardiograma: diagnostica problemas no coração;

Raios-X de tórax e espirometria: importante, principalmente, para pacientes fumantes e asmáticos;

Ureia e creatinina: diagnostica problemas nas funções renais.

 

Por que os exames pré-operatórios são tão importantes?

Os resultados revelam o estado geral de saúde do paciente, mostrando que aspectos devem ser cuidados com mais prioridade, além de indicar todos os possíveis fatores de risco. Os exames são uma parte totalmente essencial no planejamento da cirurgia, já que é apenas através deles que se faz possível a detecção de alterações na saúde e no funcionamento do organismo do paciente em questão.

Em suma, os exames pré-operatórios são importantíssimos para garantir que tudo ocorra bem e em segurança de acordo com as expectativas, tanto do médico, quanto do paciente (lembrando que isso vale para qualquer cirurgia plástica, independente do porte).

Cabe frisar que um bom tratamento pré e pós operatório são essenciais e possuem um grande papel de influência no resultado da cirurgia plástica.

 

Quer saber mais sobre o pós operatório?  Confira aqui!

 

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados