Desvio de Septo - Deformidade Na Estrutura Do Septo - Clínica landecker

Assista o vídeo


Desvio de Septo

O desvio de septo é uma deformidade na estrutura do septo nasal, que é responsável por separar a narina esquerda da direita. Essa deformidade pode ser congênita, desenvolver-se durante a infância ou até mesmo ser consequência de traumas na região nasal.

O desvio de septo acomete cerca de 20% da população brasileira, segundo dados da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).


causas e sintomas

Essa deformidade no nariz pode causar sintomas problemáticos, que dificultam e prejudicam a respiração. Os principais são:

Vale ressaltar que o correto diagnóstico do desvio de septo é realizado por um médico especialista, como um otorrinolaringologista.


quando fazer a cirurgia?

O tratamento do desvio de septo só pode ser realizado por meio de cirurgia. A cirurgia, por sua vez, só é indicada em casos em que o desvio é considerado obstrutivo e causa problemas intensos e frequentes, como sinusites de repetição.

A cirurgia mais comum para o tratamento do desvio é a septoplastia, uma cirurgia relativamente simples, que não deixa cicatrizes e centraliza a estrutura do septo. Outra cirurgia de nariz que pode corrigir e otimizar as vias aéreas é a rinoplastia, que, por se tratar de uma cirurgia plástica, pode aperfeiçoar a forma natural do nariz e transformá-lo por razões estéticas.


tratamentos

Existem dois principais tipos de rinoplastia: a estruturada e a redutora. Basicamente, a rinoplastia redutora molda o nariz, removendo quantidades variáveis de cartilagem e ossos.

Já por meio da filosofia estruturada, o médico, além de remover quantidades variáveis de cartilagem e ossos, fortalece a estrutura do nariz com a aplicação de enxertos de cartilagem.

Especialistas afirmam que a filosofia estruturada tem um resultado mais duradouro, por fortalecer a estrutura nasal e, consequentemente, evitar que as alterações naturais nesse órgão impactem o seu formato.

Esse tipo de rinoplastia otimiza as vias aéreas, mantendo o septo no local adequado e proporcionando um resultado mais duradouro no formato do nariz.

O desvio de septo é uma deformidade que pode ser tratada por meio de uma cirurgia plástica, que conseguirá sanar a deformidade e, ainda, alterar o formato do nariz, estabelecendo a harmonia facial. Todo cirurgião plástico precisa obrigatoriamente ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pesquisar trabalhos publicados pelo profissional pode ser uma boa maneira de saber qual é sua especialidade.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Cirurgia de Nariz

A Clínica de Cirurgia Plástica e Estética Landecker conta com uma equipe médica comprometida e busca proporcionar conforto e segurança. Especializada em Rinoplastia, implantes mamários, cirurgia de lipoaspiração, cirurgia de abdome, cirurgia da face, cirurgia das pálpebras, orelha de abano.