Afinar o nariz: Saiba como ter um bom resultado - Clínica Landecker

Atualmente existem muitas técnicas de maquiagem e contornos que ajudam a disfarçar imperfeições do nariz e dão um aspecto muito mais harmonioso ao rosto. Porém, algumas pessoas acabam se tornando escravas da maquiagem por terem que sempre recorrer a esse método.

Além disso, a maquiagem exige uma série de cuidados restrições quanto a atividades físicas ou envolvendo água.

Por isso, o único meio de afinar o nariz para sempre é por meio da rinoplastia. Essa cirurgia permite que o seu nariz seja remodelado e entre em harmonia com o resto da face. Depois de fazer a rinoplastia, não será mais preciso disfarçar os traços com maquiagem e outras técnicas.

Claro que, caso decida fazer a cirurgia para afinar o nariz, essa decisão deve partir unicamente de fatores internos. Nunca deve-se mudar algo por pressões sociais ou para ser igual à outra pessoa – até porque cada caso é um caso.

Se caso essa decisão refletir a busca por mais qualidade de vida e bem estar, aí a cirurgia de nariz é bem vinda.

O Brasil está entre os países que mais realizam a rinoplastia. Com o avanço da tecnologia mais métodos vêm sendo criados para atender as expectativas das pessoas. Para se ter uma ideia do quanto essa ciência evoluiu, atualmente o cirurgião plástico pode não só afinar o nariz. Também pode alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

Além disso, pode corrigir defeitos já presentes no nascimento, sequelas de traumatismos e ajudar a resolver problemas respiratórios.

Vamos mostrar como esse procedimento funciona, desde as primeiras consultas até o pós-operatório.

Primeiro é importante lembrar que é recomendado que a rinoplastia seja realizada apenas a partir dos 16 anos de idade, quando as estruturas, tanto do nariz como da face, já estão completamente desenvolvidas.

As técnicas

Também é preciso saber que existem duas vias de acesso para a realização da cirurgia para afinar nariz: a fechada e a aberta. Na técnica fechada, a cirurgia é realizada por dentro do nariz, sem incisões externas. Já na técnica aberta, o esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz é exposto através de incisões por dentro do nariz e uma pequena incisão externa entre as narinas.

A escolha da técnica que será utilizada na cirurgia é de responsabilidade do cirurgião plástico, de acordo com a sua experiência e as necessidades e características de cada caso.

As filosofias cirúrgicas

Além de duas técnicas, também existem duas filosofias cirúrgicas: a redutora e a estruturada. Ambas podem ser utilizadas em casos de primeira cirurgia e para reconstruir o nariz nos pacientes cuja cirurgia anterior resultou em algum tipo de deformidade estética ou funcional, a chamada cirurgia secundária.

Na filosofia redutora, os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz diminuído por meio da retirada de quantidades variáveis de cartilagem e osso.

Já na filosofia estruturada, o planejamento cirúrgico é realizado de forma individualizada, durante a cirurgia os ligamentos entre as cartilagens também são interrompidos e o esqueleto do nariz esculpido por meio da retirada de quantidades de cartilagem e osso. Mas ao final da cirurgia, diferentemente da filosofia redutora, enxertos de cartilagem e pontos de fixação são utilizados para moldar e fortalecer o esqueleto e reconstruir os ligamentos.

O que é importante saber

Cuidados antes da cirurgia

No período que antecede a cirurgia é preciso fazer um jejum de cerca de oito horas, além de suspender o uso de remédios anticoagulantes por sete dias e o uso de cigarro por um mês.

Cuidados depois da cirurgia

Primeiros sete dias

Depois da cirurgia para afinar nariz, é recomendado um repouso de sete dias e evitar fazer qualquer tipo de esforço físico durante esse tempo.

Durante a primeira semana também é usado um curativo que é um splint de silicone e um curativo por fora do nariz – eles permitem a passagem de ar ajudam na cicatrização. Mas não é preciso utilizar um tampão, o paciente pode sair do centro cirúrgico respirando pelo nariz.

Recomenda-se a não se alimentar de alimentos duros nos sete primeiros dias, pois a mastigação mais forte pode causar incômodos.

Como o risco de sangramento é maior nos primeiros dias, na hora de dormir a cabeça tem que ficar elevada com ajuda de travesseiros, para evitar a aspiração de sangue para o pulmão.

Primeiros trinta dias

Durante o primeiro mês é perfeitamente comum a formação de hematomas. Eles vão diminuir com o tempo – assim como o inchaço. Também é comum que durante os primeiros dias a respiração fique mais difícil, então é importante usar um descongestionante.

Além disso, o paciente deve evitar abaixar a cabeça de forma brusca, usar óculos e assoar o nariz.

Primeiros dois meses

Exercícios físicos como academia e a prática de esportes só são recomendados depois de dois meses.

Caso apareça algum tipo de dor, o uso de analgésicos é suficiente. Porém é sempre bom entrar em contato com o seu cirurgião.

As cicatrizes da cirurgia de nariz não são perceptíveis na maioria dos casos. Mesmo assim, uso de protetor solar após a cirurgia é muito importante para evitar o aparecimento de manchas.

Depois de seis meses

No período de trinta dias, já é possível ver parte do resultado final da cirurgia. Porém só é possível observar o resultado completo do procedimento de seis meses a um ano.

Depois de passar por esse período, você não vai mais precisar afinar o nariz com técnicas complicadas de contornos e ficar dependente de maquiagem.

Gostou do artigo sobre como afinar o nariz para sempre? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários, ficaremos felizes em responder.

COMENTÁRIOS

  1. Ana Paula28.02.17

    Amei a matéria, pena que é pouco acessível, sonho em fazer uma rinoplastia porém não tenho condições.
    Existe algum lugar que precisa de cobaia será??? kkkkk

    Responder
  2. Ana paula16.03.17

    Olá sou Ana Paula eu fiz rinoplastia fez um mês e pouco estou com um lado q parece q o osso está estufado , quer dizer esta bem diferente do outro o lado direito esta emchado e lado esquerdo está normal e bonito .sinto dor d lado direito.e a ponta esta tipo uma bola isso é normal me ajude

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados