Rinoplastia, Tudo sobre cirurgia plástica no nariz

A rinoplastia, mais conhecida como cirurgia plástica no nariz, está entre os procedimentos mais realizados no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Até pelo fato da cirurgia de nariz ser indicada não somente para fins estéticos, podendo também corrigir problemas respiratórios, como hipertrofia de cornetos, desvio de septo, entre outros.

Por isso é importante destacar algumas coisas importantes sobre a cirurgia antes de realizá-la, então destacamos desde curiosidades até fatores que podem fazer toda a diferença no resultado.

O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE REALIZAR UMA CIRURGIA PLÁSTICA NO NARIZ?

1-      A rinoplastia deve ser realizada apenas a partir dos 16 anos de idade, quando as estruturas, tanto do nariz como da face, já estão completamente desenvolvidas.

2-      O profissional a realizar a cirurgia pode ser tanto um cirurgião plástico como um otorrinolaringologista, o importante é que seja um médico especializado na área. Por isso, a principal indicação é optar por um cirurgião plástico especialista em rinoplastia.

3-      A cirurgia plástica no nariz não só pode, como deve além de melhorar questões estéticas corrigir defeitos funcionais, de maneira conjunta.

4-      Se usada a filosofia cirúrgica da rinoplastia estruturada são usados enxertos de cartilagem, para fortalecer a estrutura, visando resultados mais consistentes e duradouros. Esses enxertos podem ser retirados do septo, da orelha ou das costelas do próprio paciente.

5-      O paciente geralmente vai para casa com um splint de silicone no nariz, que permite a passagem de ar e visa ajudar na cicatrização, e um curativo por fora do nariz, ambos retirados cerca de 7 dias depois. Mas não é preciso utilizar um tampão, o paciente pode sair do centro cirúrgico respirando pelo nariz.

6-      Durante a recuperação é normal sentir um pouco de dificuldade para respirar, mas isso ocorre devido ao inchaço das vias aéreas, que melhora de 2 a 4 semanas após o procedimento.

Como eu escolho o médico que vai realizar minha cirurgia?

Esse é sempre um dos pontos principais a se ressaltar, pois a cirurgia de nariz é considerada uma das cirurgias plásticas mais complexas, o que torna fundamental procurar por um cirurgião plástico especializado em rinoplastia e, se possível, em rinoplastia estruturada.

Afinal, essa escolha do médico influencia diretamente na qualidade dos resultados obtidos. Para ler mais sobre o assunto, acesse nosso outro artigo que aborda Como Escolher um Cirurgião Plástico.

Baixe nosso e-book

 

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e melhorando nosso desempenho. Saiba mais.